Familiares e amigos apadrinham entrada de Sofia Pinto Coelho no cinema

0

A jornalista Sofia Pinto Coelho estreia-se no cinema hoje, dia 15, com um documentário que acompanha um pai – Daniel, 83 anos – que leva a filha – Daniela, 12 anos – numa viagem às suas origens por Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé.

A antestreia de “Daniel e Daniela” teve lugar ontem na Cinemateca e contou com a presença de familiares e várias caras conhecidas amigas da jornalista, como Bárbara Guimarães, Heitor Lourenço, Ricardo Costa, Joana Pais de Brito, Maria João Lopo de Carvalho, Graça Fonseca (Ministra da Cultura doo XXI Governo), Nicolau Santos, José Sá Fernandes, entre outras, que encheram por completo as duas salas do emblemático local em Lisboa.

O documentário conta a história de um pai que leva a filha pré-adolescente numa viagem improvável às suas origens que se torna um diálogo sobre racismo, herança colonial, memórias familiares e aspirações individuais que percorre mais de cem anos de História.

Entre risos, canções e livros, tudo o que irão encontrar pelo caminho é pretexto para aquele que é um dos maiores colecionadores em Portugal de livros sobre a África lusófona deixar conhecimento e pensamento crítico à sua filha, preparando-a para o futuro com o coração cheio de esperança e liberdade.

A câmara de Sofia Pinto Coelho acompanha a construção deste legado, pois como se ouve o próprio Daniel a resumir, “o maior investimento é o humano”.

Com produção da Ukbar Filmes, a estreia de “Daniel e Daniela” nos cinemas está marcada para hoje, dia 15 de setembro.

@Paulo Fernandes/starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here