Presidente da Câmara de Lisboa, em exclusivo para o StarsOnline: “Um dos meus grandes projetos é o Parque Mayer”

0

Carlos Moedas, depois que tomou posse como Presidente da Câmara de Lisboa, tem sido visto nos mais diversos eventos culturais. Foi numa dessa iniciativas que o StarsOnline falou, em exclusivo, com o autarca que nos contou os seus planos programados para a cultura da capital.

Recentemente empossado como presidente da câmara de Lisboa, Carlos Moedas, de 51 anos, tem-se desdobrado para marcar presença nos mais variados eventos culturais da capital. A cultura é uma das prioridades da sua agenda, que é também uma paixão que se foi cimentando desde muito novo, principalmente quando teve oportunidade de constatar uma outra realidade quando esteve fora do nosso país, como nos confessou: “Vivi muitos anos fora de Portugal, mais concretamente 15, tendo chegado muito novo a Paris. E o que Paris me marcou para sempre foi a sua cena cultural. Ia ao cinema, ao teatro, aos museus, e eu em Lisboa vejo esse potencial que vivi em novo. E é isso que quero trazer para Lisboa, esta capacidade e a dinâmica de um projeto político em que a cultura está ao centro.

Ter salas de criatividade teatral em cada freguesia

Mais do que acompanhar de perto do que se faz em Lisboa, o autarca quer ter parte ativa e ser um polo dinamizador da cultura, garante: “Não será só no discurso, mas na ação, nas minhas presenças, na ideia de ter salas de criatividade teatral em cada freguesia. Tudo isto vem no sentido em que não é a cultura pela cultura. A cultura é o centro de uma cidade. A cultura é o centro para inovarmos, para produzirmos, para criar emprego, etc. As pessoas falam muito de startups de empresas, mas as empresas sem a cultura não são nada. É preciso a parte cultural para a cidade de forma a criar, aquilo que eu chamo, a criatividade mental para se poder criar empresas, melhorar a economia… As melhores cidades do Mundo todas têm a cultura no centro. É o que as define. É isso que eu quero muito, sinalizar a importância do projeto político para Lisboa que a cultura tem.

Temos planeado muita coisa para Lisboa

Apesar de ter tomado posse há muito pouco tempo, o autarca já tem várias ideias em mente que deseja implementar, revela: “Temos planeado para Lisboa muita coisa. Olhamos para aquilo que temos pela frente e é nosso. Estamos a trabalhar muito desde aquilo que foi Julião Sarmento e o que podemos fazer, agora que, infelizmente, morreu. Estamos a trabalhar muito com Lobo Antunes e com Paulo Branco, mais o seu Film Fest, bem como em outros projetos para Lisboa para os próximos tempos, tal como com Vhils… É meu desejo trabalhar com as artes, teatro, cinema, e juntá-los. Um dos meus grandes projetos é o Parque Mayer em que estou envolvido com o meu querido Vasco Morgado.

©starsonline®texto: Eduardo César Sobral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here