O último adeus a Rogério Samora: “Uma estrela mais no céu”

0

Amigos, colegas e familiares passaram pela Basílica da Estrela para uma  homenagem. O StarsOnline acompanhou o último adeus e mostra-lhe o que se passou.

Para nós que há muito tempo fazemos jornalismo, Rogério Samora era uma figura constante e incontornável da representação nacional. Com um jeito peculiar de ser, as suas entrevistas eram sempre sinceras e sem filtros, sem contornar ou fugir às questões. Profissionalmente era um ator maior, tendo sido distinguido e galardoado por vários dos seus inesquecíveis papéis.

Depois de quase cinco meses internado, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, Rogério Samora acabaria por não resistir a uma infeção pulmonar e faleceu no passado dia 15 de dezembro, no Hospital Amadora-Sintra. Tinha 63 anos.

O velório teve lugar na Basílica da Estrela e muitos foram os familiares e amigos que passaram para prestar uma última homenagem. Devido a seu estado muito debilitado, foi decidido que o caixão se mantivesse fechado, optando por uma fotografia do ator a sorrir para melhor ilustrá-lo, como referiu o primo Carlos Samora: “Certamente que não queria que o vissem assim, pois já não era o Rogério que nós conhecíamos.” Os muitos amigos, colegas e familiares lembraram a forma singular de ser do ator, como recorda Vítor Norte: “Era um colega e um ator incrível e não gostava de mostrar quem era realmente. Foi uma pessoa importante na minha vida e guardarei com as nossa conversas e quando nos encontrávamos era uma alegria. Era uma pessoa generosa e gostava de oferecer prendas. Continuará vivo nos filmes e papéis que desempenhou.

Para João Baião, a partida deste seu amigo representa uma imensa perca, como assumiu: “Recordo o Rogério com muita saudade. Já não trocaremos mensagens no Natal. Tem sido um ano muito difícil para a cultura que tem pedido muitos artistas, mas fica o legado.

Para a ex-mulher, Leonor Samora, uma pessoa muito importante na vida do ator e com quem esteve casado durante 15 anos, o falecimento de Rogério Samora foi muito doloroso, como confessou: “Estou muito em baixo. Para mim foi um choque muito grande desde o início. Foi muito duro e ainda estou abalada. Não estava à espera, pois sempre tive uma pequena esperança, embora os médicos me dissessem “só tem aqui o corpo, porque a alma já não está aqui”.

Já para a atriz Margarida Marinho, com quem contracenou muitas vezes, a sua memória irá perdurar, como lembra: “Tinha muitas pessoas amigas que não vão deixar morrer. O Rogério acompanhou-me a vida toda e deixa a marca dele comigo.”, salientou a atriz.

Também o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o desaparecimento deste ícone da representação nacional, como referiu através de uma nota deixada no site da presidência: “A morte precoce de Rogério Samora, um dos mais carismáticos atores da sua geração, é uma grande perda para os seus familiares e amigos, mas também para o público português de teatro, cinema e televisão, que nele encontrou, há décadas, um intérprete de eleição

Esta manhã, após missa na Basílica da Estrela, o corpo seguiu para Alcabideche onde foi cremado.

©starsonline®texto: Eduardo César Sobral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here