Clooney ganha viagem à Grécia ao defender o património grego

0

George Clooney,durante a apresentação na 64.ª Berlinale no passado sábado, do seu filme “The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros”,  ganhou um convite oficial para passar “alguns dias na Grécia”. Tal aconteceu depois de defender na conferência de imprensa que os frisos do Partenon que estão no Museu Britânico, em Londres, deviam ser devolvidos a Atenas.

Como o filme fala do roubo de obras de arte por parte dos nazis e o trabalho dos aliados para as conseguir recuperar, um jornalista grego resolveu perguntar ao actor o que ele pensava das antiguidades gregas expostas em museus estrangeiros, em concreto os frisos do Partenon que estão no Museu Britânico, e questionou-o se achava que deviam ser devolvidas a Atenas.

“Sim, isso seria uma boa ideia, vocês têm o direito do vosso lado”, respondeu o ator. A simples frase colocou-o na primeira página de vários jornais gregos, que saudaram a opinião de Clooney.

Na segunda-feira à tarde, o ministro da Cultura da Grécia enviou uma carta ao actor, que foi divulgada na imprensa grega, onde o convida oficialmente a passar “alguns dias na Grécia”.

“Em nome de todos os gregos, agradeço a sua declaração”, escreve o ministro Panos Panagiotopoulos. “Espero que aceite este convite para passar alguns dias na Grécia. Para ver uma infinidade de antiguidades gregas conservadas sob o sol mediterrâneo. E, claro, visitar o novo museu da Acrópole, junto à rocha sagrada, onde há um espaço à espera da devolução dos mármores do Partenon que estão num exílio involuntário”, acrescentou.

A Grécia luta há várias décadas pelo regresso do friso de 75 metros, levado em 1803 por um diplomata britânico junto do império otomano, Lord Elgin, e exposto no Museu Britânico.

©starsonline

{igallery id=9916|cid=2311|pid=47|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here