“Notre-Dame em Chamas” apresenta-nos um thriller inspirado no incêndio que alarmou Paris e o mundo há três anos.
Reconhecido como o autor de filmes como “Em Nome da Rosa” ou “Sete Anos no Tibete”, Jean-Jacques Annaud não rodava, contudo, um filme há 40 anos em França. O incêndio da Catedral de Notre-Dame, em abril de 2019, em Paris, levou-o a abraçar um novo projeto cinematográfico e voltar a filmar no seu país.
Jean-Jacques Annaud esteve em Portugal, falou da sua visão sobre esta sucessão de “pequenos passos em falso que ninguém poderia imaginar” e, além da incrível realidade dos acontecimentos, presta homenagem aos bombeiros que combateram as chamas, homens e mulheres que colocaram as suas vidas em risco num resgate incrível e heróico, mas também ao esforço de resgatar algumas das relíquias mais famosas da catedral como a Coroa de Espinhos, a Túnica de S. Luís, as Estátuas dos Apóstolos, um fragmento da Cruz de Jesus e um dos pregos que serviram para fixar Cristo na cruz.
Sinopse: 15 de abril de 2019 era apenas mais um dia na vida da Catedral de Notre-Dame, cheia de turistas e com os trabalhadores a reabilitar o telhado, quando, às 18:18, o sistema de segurança alerta para a existência de um incêndio. Minuto a minuto, o filme descreve a luta das pessoas anónimas, os colossais meios utilizados, os reforços vindos de toda a parte, as imagens transmitidas por todo o mundo, o sacrifício máximo de todos os jovens, que avançam apesar dos avisos dos arquitetos que preveem o colapso da catedral, apesar da pressão das autoridades.
O filme de Jean-Jacques Annaud tem estreia marcada para dia 28 de abril nas salas de cinema de todo o país.
©Paulo Fernandes/starsonline®