A Moda está presente nos Jogos Olímpicos

0

Os Jogos Olímpicos começam hoje e Londres vai tornar-se o centro do mundo desportivo, e não só, sendo que a moda também andará muito falada por estes dias…

Isto porque são vários os estilistas de renome que criaram os equipamentos de vários Comités Olímpicos, mostrando que cada vez mais a moda e o desporto estão em sintonia e progridem lado a lado.
Stella McCartney, Giorgio Armani, Prada, Cibelle Marley (filha de Bob Marley) e Ralph Lauren são os nomes mais sonantes, mas claro que não poderíamos deixar de mencionar a marca portuguesa Modalfa, que irá vestir os atletas lusos durante os Jogos Olímpicos 2012.
Sempre ao lado do esforço, da coragem e da determinação, a Modalfa enaltece a portugalidade apoiando os seus melhores atletas, vestindo todo o comité com peças desenhadas e produzidas integralmente em Portugal.
Responsável por todo o processo de conceção, desde o design, à seleção de matérias-primas e produção, integrando a indústria têxtil portuguesa, todas as peças foram criteriosamente pensadas para servir o propósito dos Jogos Olímpicos: conforto, bem-estar e elegância, sem esquecer de evidenciar alguns pormenores que ajudam os atletas e a equipa técnica a lembrar que o apoio português estará sempre presente. As cores escolhidas, a utilização da cortiça como matéria-prima de alguns acessórios, são dois grandes exemplos da simbologia nacional que caracterizam este desenvolvimento.
Segundo o administrador da Modalfa, Miguel Seixas, “É um enorme orgulho para a Modalfa fazer parte deste projeto nacional. Numa altura em que é mais importante do que nunca valorizarmos e apoiarmos o que é português, sermos parceiros do comité olímpico é uma honra e um orgulho. A conceção e produção destes trajes deu-nos bastante prazer a conceber e desenvolver, e acreditamos que servirão para reforçar os índices de confiança dos nossos atletas e simbolizarão o apoio de todos nós, de todos os Portugueses.”.
A marca de roupa lançou um desafio aos portugueses: escreverem uma frase de apoio aos atletas olímpicos, sendo que a frase vencedora iria depois ser gravada nos equipamentos dos atletas. Assim, as roupas dos nossos atletas olímpicos terão gravada a frase “No coração, a minha força, a minha nação.”
O Comité Olímpico Italiano pediu, nada mais nada menos, do que a Giorgino Armani para criar as peças para os atletas vestirem. A colecção conta com 50 peças diferentes em que o conforto é a palavra de ordem. O patriotismo de Giorgio Armani é evidenciado no interior dos fatos, onde mandou bordar o hino italiano.
Porém, para além da Armani, também a Prada, outra conhecida marca italiana, criou  os equipamentos para os atletas de vela, que terão assim roupas diferenciadas dos restantes atletas.
Como não podia deixar de ser, ambas as marcas apostaram por criar roupas sóbrias onde predominam as cores azul e branco.
As roupas assinadas por Stella McCartney, em parceria com a Adidas, para os atletas britânicos, causaram alguma polémica no Reino Unido pelo facto de a estilista ter valorizado muito o azul da bandeira nacional, em detrimento do vermelho. No entanto, a estilista defendeu-se afirmando que as roupas criadas por si valorizavam ambas as cores, sendo que segundo a própria: “O design das roupas tem mais vermelho e mostra mais a bandeira do que qualquer outro desde 1984” – afirmou a estilista.
A marca responsável pelas roupas dos atletas americanos é a Ralph Lauren, que se inspirou nas roupas que os atletas americanos usaram nos anos 30 e 40. O uso das cores obrigatórias – vermelho, azul e branco – é muito subtil, o que dá um ar muito clássico à equipa.
Assim, na cerimónia de abertura de hoje, os atletas americanos irão usar um traje com calças brancas para os homens e saia da mesma cor para as mulheres, que vão conjugar com um blaser azul escuro, estilo navy.
“É um privilégio participar nos Jogos Olímpicos de Londres e celebrar as conquistas destes atletas, que representam a nossa nação no maior evento do mundo” – afirmou David Lauren – vice-presidente executivo da Ralph Lauren.
Numa parceria com a Puma, Cedella Marley, filha mais velha de Bob Marley, vai vestir os atletas jamaicanos. A colecção foi pensada para melhorar o desempenho dos atletas e para isso foram utilizados tecidos diferentes e originais.
“É realmente uma honra ter feito esta colecção para o meu país, para a minha equipa olímpica. Não é um sonho porque isto é algo que nem nunca achei ser possível” – disse a estilista.

Hoje, durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, esteja atento aos atletas e deixe a sua opinião sobre as roupas no nosso facebook.
Esperamos pela sua opinião em:  http://www.facebook.com/starsonline.pt?ref=hl

©starsonline

{igallery id=1502|cid=308|pid=6|type=category|children=0|showmenu=0|tags=|limit=0}

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here