Morreu Nelson Mandela aos 95 anos

0

 

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela faleceu hoje em Pretória, na África do Sul, com 95 anos de idade. A confirmação do óbito foi dada pelo chefe de Estado, Jacob Zuma, citado por várias agências internacionais.

 

Nelson Mandela esteve internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar e depois de ter deixado o hospital, estava em casa onde veio a morrer.

 

“Ele partiu. Foi-se pacificamente na companhia da família. Agora pode descansar, está em paz. A nossa nação perdeu o seu maior filho. O nosso povo perdeu o pai”, afirmou o Presidente sul-africano.

 

‘Madiba’, como era conhecido entre o povo, esteve várias vezes internado este ano devido a complicações provocadas por uma pneumonia antiga, ainda do tempo em que esteve preso: foram 28 anos atrás das grades, 18 dos quais na prisão da ilha de Robben.

 

As últimas imagens de Mandela datam de abril, quando surgiu sentado numa cadeira e aparentando uma grande fragilidade.

 

 

Em 1993, três anos depois de ter recuperado a liberdade, Mandela foi distinguido com o prémio Nobel da Paz pelo envolvimento nas negociações de paz por uma democracia multirracial na África do Sul, pondo fim ao regime do ‘apartheid’. Mais tarde, tornou-se no primeiro Presidente negro da África do Sul.

 

RIP

 

©starsonline

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here