Lourenço Ortigão mostra dotes de chef a amigas da televisão: “Sou o rei das sopas”

0

Para revelar as novas cozinhas, a Worten desafiou o ator Lourenço Ortigão a elaborar um brunch para um grupo restrito de amigas.

No final, os seus dotes culinários foram reconhecidos pelas presentes que também contaram ao StarsOnline como são entre tachos e panelas.

Sou o rei das sopas” – Lourenço Ortigão

Cada vez mais, o ator Lourenço Ortigão tem sido reconhecido como um cozinheiro de mão cheia, sendo inclusive imagem de algumas reputadas marcas nacionais. Desta feita foi a Worten que convidou o ator a testar as novas cozinhas que acaba de lançar para o mercado. Com o mote de um brunch para os amigos, as apresentadoras da TVI, Maria Cerqueira Gomes ou Mafalda Castro (Diário do B.B.) foram algumas das convidadas de destaque, juntando-se a Madalena Abecassis e Mafalda Sampaio. Mostrando a sua destreza na cozinha, Lourenço optou por uma bruchetta simples e saudável e no final o ator revelou ao StarsOnline sobre esta sua paixão que cada vez mais se cimenta e os seus pratos de referência, como nos elucida: “Faço muitos risottos. Aliás foram dos primeiros pratos que comecei por fazer. Faço igualmente um risotto de bacalhau maravilhoso. Aliás já fiz uma receita sobre isso. Faço também um ótimo bacalhau à brás. Contudo, sou o rei das sopas. Mas gosto muito de fazer risottos, pois posso aproveitar o caldo da proteína.” Já quanto a doçaria, não é propriamente algo que o fascine confecionar, reconhece: “Faço uma boa mousse de chocolate, mas não… Tenho uma fábrica que faz isso. Vai fazendo os gelados e as sobremesas.”

Na cozinha manda ele

Já a  companheira. Kelly Bailey, não é que seja propriamente uma presença habitual na cozinha lá de casa, onde, quebrando um pouco a tradição, aqui manda ele, como nos conta: “A Kelly também cozinha. Quando se atreve até cozinha bem. Mas acabei por ganhar a primazia sobre aquele espaço. Eu cozinho e ela decora a casa. Apesar de repartirmos as coisas, cabe mais a mim a missão de cozinhar. Faço-o porque gosto e tomo a iniciativa. Hoje acordei às 7 da manhã e fiz umas papas de aveia para a Kelly quando acordasse. Às vezes é o contrário. Quando estou a gravar até tarde, chego a casa e ela deixou-me o jantar feito.

“O meu prato preferido é um bom cozido à portuguesa” – Maria Cerqueira Gomes

Uma das convidadas a estar presentes e que constatou os dotes culinários de Lourenço Ortigão foi a apresentadora Maria Cerqueira Gomes. “A bruschetta do Lourenço está ótima. Mais que aprovada.” Estar neste espaço da casa é, mais do que necessidade, um dos seus prazeres, como nos confessa: “Gosto de cozinhar. Tenho muito a cultura da cozinha. Desde pequenina que passei muito tempo na cozinha da minha avó. Sempre a vi cozinhar e a minha mãe também cozinha muito bem. Com a vida que levo, não lá estou todos os dias. É um sítio onde me sinto confortável e também noto que os portugueses passam aqui cada vez mais tempo.” Quanto aos segredos que foram transmitidos pela família vai para além da paixão culinária e das receitas que são segredos transmitidos ao logo das gerações, esclarece: “Começou por me ensinarem o gosto e o prazer de comer. Há pessoas que comem por obrigação. Eu gosto de comer e sou um ótimo garfo. Nos programas estou sempre ali a provar o que existe.” Já quanto aos seus pratos de referência, a resposta é óbvia para Maria erqueira Gomes: “Massa  com tomate e mozzarella e mangericão. O meu prato preferido é um bom cozido à portuguesa. Adoro comer umas papas de serrabulho. Adoro aquelas comidas pesadas portuguesas.” Apesar do cuidado com a elegância, Maria Cerqueira Gomes não evita os doces, sendo os seu preferidos: “Bolos secos; mármore, laranja, chocolate…” Mas a este conceito estrangeiro, cada vez mais adotado pelos portugueses, confessa não ser propriamente fã: “Brunchs não é bem a minha praia. Gosto de acordar e tomar a minha meia de leite, sumo de laranja com a minha torrada com manteiga. Raro é o dia que saio de casa sem tomar o meu pequeno-almoço sentada. Isso muda-me o dia.

Frango com massa e molho de tomate” – Mafalda Castro

A apresentadora do Diário do B.B. Mafalda Castro reconhece que a cozinha não é dos seu espaços preferidos, mas não “foge” propriamente aos deveres culinários. “Não é pretensioso se afirmar que sou boa cozinheira. Não sou uma grande cozinheira, pois não faço pratos muito elaborados. Mas o meu namorado não se queixa.(risos)”, conta. Quanto ao seu prato de eleição. “Frango com massa e molho de tomate. Eu sou boa em pratos de tacho, em que vai tudo lá para dentro e fica a cozinhar horas e horas. Sou boa nisso. Também faço um bom bacalhau no forno.”. desvenda. Mas passar um longo período ali ocupada com os tachos, não é propriamente muito apologista ou uma ideia que a seduza, como nos revelou: “Se tiver tempo, e isto é mais durante o fim de semana, até gosto de estar muito tempo na cozinha. Agora se for durante a semana, odeio vir do trabalho, ter de ir para a cozinha e fazer o jantar.” Já quando convida alguém para jantar, não arrisca e joga pelo seguro. “Normalmente encomendo para os amigos. Ainda não aprendi a cozinhar para muita gente.”, confidência. Quanto a ajuda do namorado na cozinha, após um silêncio comprometedor, reconhece: “Sou a única a cozinhar, pois ele só faz o básico.  Ajuda-me em outras coisas.

© texto:Eduardo César Sobral fotos:starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here