Internet inundada com mensagens de homenagem a Maria João Abreu

0
Maria João Abreu, Cláudia Vieira e Custódia Gallego. Evento: Festa de encerramento das gravações da novela Paixão da SIC, Montes Claros, 28.05.2018

Maria João Abreu, de 57 anos, encontrava-se internada no Hospital Garcia de Orta em Almada, depois de ter sofrido um AVC hemorrágico. De acordo com a SIC, a atriz sentiu-se mal e desmaiou durante as gravações da novela “A Serra” que está a ser produzida para o canal.

São imensas as mensagens publicadas nas redes sociais por colegas, familiares e amigos que recordam Maria João Abreu, uma figura incontornável do teatro e da televisão nacional.

João Soares, marido de Maria João Abreu: “A minha João partiu. Infelizmente, todo o meu amor por ela, todo o amor da família e todo o amor dos amigos não foi suficiente para impedir que esta viagem se iniciasse. Algo ou alguém lá em cima, com muita força… com muita, muita, muita mais força levou-a para junto de si. Acredito que tenha sido porque ela é precisa, é necessária, faz falta lá, ainda mais do que faz falta aqui… e porque não tomaram em conta o que me faz falta a mim”, pode ler-se numa publicação emocionada partilhada no Instagram..

Marcelo Rebelo de Sousa: uma figura que representava para muitos portugueses a familiaridade de quem está connosco porque se parece connosco”

Graça Fonseca: uma artista verdadeiramente inesquecível”
A ministra da Cultura disse que este “é um dia muito triste” e recorda, em declarações à TVI, “uma das figuras mais queridas do povo português, uma artista verdadeiramente inesquecível. A Maria João fez um caminho extraordinário, é das poucas atrizes que, pela sua versatilidade, conta a história do teatro português, do teatro de revista, do musical ao experimental, e por isso era alguém tão querida, e também com uma longa carreira em televisão. Era também alguém de uma extraordinária generosidade, com um sentido de empatia e de relação com os outros como poucas pessoas. Hoje é um dia muito triste para a Cultura e em particular deixo uma família aos amigos e familiares”, concluiu.

Ruy de Carvalho: “grande atriz, grande mulher e uma grandessíssima colega”
À Renascença, Ruy de Carvalho recorda “uma grande atriz, uma grande mulher e uma grandessíssima colega”. Foi com “profunda tristeza” que recebeu a notícia da morte da atriz Maria João Abreu, esta quinta-feira, aos 57 anos de idade.
É uma “grande perda para o teatro e para o espetáculo em Portugal”, acrescenta.

Fernando Medina: “Uma pessoa querida de muita gente”
O presidente da Câmara de Lisboa recordou a atriz como “uma pessoa muito querida de muita gente do nosso país” e expressou condolências “em nome de todos da cidade de Lisboa”.

Filipe La Féria: “É um dia muito, muito triste“, começou por dizer, acrescentando que a artista tinha um enorme talento e era uma “atriz versátil”. “Hoje foi-se embora a minha rainha, uma rainha do teatro português”, lamentou La Féria.

Carlos Avillez: “Uma mulher adorável”
“Era uma mulher adorável”, descreve à SIC Carlos Avillez, lembrando a atriz de 57 anos como “uma grande pessoa”. Para São José Lapa, “é muito injusto morrer uma menina tão nova”. Também na SIC, a atriz recordou o trabalho em conjunto, na série “Médico de Família”.

Catarina Martins: “uma das atrizes mais amadas”
A coordenadora do BE, Catarina Martins, lamentou hoje a morte de Maria João Abreu, “uma das atrizes mais amadas” de Portugal, uma e”excelente profissional” e “uma extraordinária pessoa de luta solidária”.
“Maria João Abreu era seguramente uma das atrizes mais amadas do nosso país e por boas razões, pela excelente atriz que era e pela extraordinária pessoa de luta solidária também que era”, enalteceu.
A líder do BE aproveitou o momento para enviar as condolências “a toda a família e a todos os amigos”. “Vai-nos fazer falta com certeza”, lamentou.

Agir: “A cultura e o mundo ficaram mais pobres”
Querida Maria João, foi um honra trabalhar contigo e poder conhecer um pouco melhor a pessoa maravilhosa que és. A Cultura e o Mundo ficaram mais pobres. Forte abraço à família e amigos. Até sempre, Maria João Abreu.

César Mourão: “Obrigado pela nossa última conversa, apressados no corredor da SIC”
Foi esta a mensagem que o ator César Mourão deixou nas redes sociais.
“A Maria João tinha uma alegria muito própria”, recordou em declarações à SIC. “Eu ia no fundo do corredor e ela chamou-me e eu voltei para trás. E ela disse-me ‘deixa-me dizer-te uma coisa porque depois estas coisas passam’… e deixou um grande elogio ao meu trabalho da Esperança. Achei muito humano ela agarrar-me nas duas mãos ela dizer-me que estas coisas quando se sentem têm de ser ditas e elogiar, ‘porque se te deixasse passar agora se calhar já não te dizia'”.
“Foi muito importante o que a Maria João me disse”, concluiu.

João Lourenço: “uma pessoa boa”
O encenador do Teatro Aberto recorda “era uma grande atriz”.
“Ela fez comigo, há muitos anos, uma primeira peça, que na altura dizia ‘João, vou entrar no teatro a sério’, que era a peça “As presidentes”, uma peça que ficou na nossa memória até hoje também pela sua interpretação”.
João Lourenço recorda “uma pessoa boa” que poderemos recordar graças a tudo o que ficou gravado e que contou com a sua participação.

Teresa Guilherme: “Que tristeza a partida da Maria João Abreu”
Uma atriz fantástica, uma mãe maravilhosa, uma grande mulher.
Descansa em paz. Todos já sentimos muitas saudades tuas. Beijo grande para toda a família. Grande tristeza.

Ana Marta Ferreira: Querida João, “Mami” como gostava de te chamar carinhosamente. Foi um prazer enorme conhecer-te, conviver contigo, aprender contigo! Obrigada por acreditares e apoiares! Os teus abraços eram tão bons!!! Tão carregados de amor. Caem-me as lágrimas sem parar. És uma MULHER linda! Carinhosa, generosa e tão verdadeira. Ainda não acredito. Não sentia que era verdade e hoje não parece real. Adoro-te! Adoro-te muito, Os meus sentimentos para toda a família ✨ respeito pelo espaço e tempo de todos os que sofrem neste dia, é a única coisa que peço.
Hoje o céu brilha mais. Adoro-te para sempre

João Baião: Minha querida e amada João! Minha AMIGA! E agora?…..💔💔💔💔

Madjer: Prefiro acreditar que não dissemos adeus, mas que nos separamos para que o destino nos dê um reencontro grandioso!

Liliana Santos: Querida João!!! Muitos beijinhos e um abraço imenso! Obrigada por tudo o que nos deixaste! Descansa em paz!

Sofia Arruda: Minha João, nossa João. Não há palavras para esta partida tão prematura. Vou amar-te sempre. Vamos amar-te sempre ❤️
Deixo esta pequena homenagem a cores porque é assim que te vejo, a cores, com tanta tanta luz ✨ Obrigada por tudo o que me deste!
Os meus sinceros sentimentos para toda a família ❤️

Marco Costa: Vais deixar tanta saudade 🖤 Um grande até já!

Alexandra Lencastre: Quando o meu trabalho exigia mais de mim, a Maria João foi das presenças mais importantes na vida da minha filha Margarida. Ser-lhe-ei sempre grata. Há pessoas que continuarão para sempre a viver em nós.

Jorge Gabriel: Que a morte precoce da Maria João Abreu nos remeta para a humildade da nossa existência.
Aproveitemos para declarar o amor que sentimos a alguém e lembremos os que precisam de nós. A vida é tão efémera, é um sopro.
A toda a familia, aos amigos e aos fãs um abraço de conforto.
À Maria João Abreu agradeço a vida e tanto talento.
Obrigado.

Francisco Garcia: Será sempre esta a imagem.Aqui vejo e oiço tudo o que vivi de perto ❤️ Aqui vejo e oiço a Maria João! Muito além da série, da revista.. Muito perto dela e dos seus. Será sempre assim! Obrigado 🙏 , Miguel, Ricardo, João e Zé, Toda a força e amor do mundo

Sofia Grillo: Acreditei até à última, João!
Profundamente triste e sem palavras.
Era a Maria João Abreu. E isso diz tudo!
Que outros sigam o teu exemplo.

José Figueiras: Gostávamos tanto, mas tanto de ti. E tu gostavas de Todos 💙

Julia Belard: Porra…. não acredito nisto. A Maria João é daquelas pessoas que… não. Não pode ser. É eterna. Uma das pessoas mais maravilhosas, mais especiais, mais generosas, mais bonitas… não há palavras para descrever o que perdemos. Não há mesmo…… 😞 um beijinho do tamanho do mundo, João, Miguel, Ricardo e Zé.

Sara Prata: Somos tantos a chorar por ti que isso só por si diz tudo. Faltam as palavras que seriam a homenagem merecida, mas as lágrimas de todos reflectem o que não conseguimos escrever. É por amor que choramos. Serás eternamente querida em nós. Força para toda a família, que o teu amor acalme um pouco a dor. Beijo a todos 🌟

Ricardo Carriço: Há pessoas que são eternas, obrigado Maria João, por tudo o que nos deste. Um grande e forte abraço a toda a família.

Catarina Furtado: Mulher, mãe, actriz, companheira da solidariedade, cuidadora de profissão.
Inexplicável é a vida.
Mas tu, nossa querida Maria João, explicavas a vida através do amor incondicional por quem sempre regaste, as tuas pessoas: O Miguel, o Ricardo, o Matias, os teus amores maiores de quem eras tão dependente, estão agora sem o teu colo protector. O teu Joäo, o nosso Zé. A restante família que às vezes nem é do mesmo sangue, vai ficar tão incompleta, tão profundamente vazia.
Abraço-os com muita força.
Colocavas as tuas pessoas à frente de qualquer outra prioridade.
De certeza que foste à frente para preparar algo de uma dimensão que quem não tem o teu coração, não poderá nunca entender.
Tantos aplausos para ti. ❤️

Joana Santos: Vou recorda-la assim, de sorriso na cara com o coração mais bonito do mundo e os olhos cheios de verdade. Maria João ♥️ Um abraço apertado a toda a família.

Isabel Angelino: A notícia que não queríamos receber … Ainda há cerca de 3 semanas nos riamos num evento e agora , logo tu Maria João que eras uma lutadora, deixaste-nos ! Cruzamo-nos algumas vezes e eras sempre simpática e atenciosa e de sorriso cativante . Eras uma estrela aqui e serás uma estrela no céu ! Um abraço a toda a tua família que está a sofrer . Até sempre ! 💔 💫🙏

Joaquim Monchique: Não consigo dizer por palavras o quanto gosto de ti ! Até sempre minha Muito Adorada Maria João .

Andreia Dinis publicou a legenda junto a uma foto de Nossa Senhora de Fátima: Olha por nós e pelos que já partiram. 🙏 Até sempre Maria João. Um enorme bj no coração @miguelraposo

Andreia Rodrigues: Lembro-me da última conversa que tivemos….do brilho que tinhas. Lembro-me do teu sorriso e da energia incrível que sempre emanavas. É difícil aceitar. Até sempre, eterna Maria João. 🖤

João Pedro Pais: Maria João Abreu. O meu Abraço apertado aos seus familiares e o meu lamento por tamanha perda! joãopedropais

Tiago Teotonio Pereira: Sem palavras. Vou guardar-te no coração para sempre ❤

Sofia Fernandes: Que dia triste… uma das melhores partiu. MULHER, MÃE e GRANDE ATRIZ…gostava mais de falar com ela sem o microfone que lhe despertava a timidez . O talento era óbvio mas era a alma e generosidade que mais me conquistavam.Os meus sentimentos à família, tenho a certeza que todo o país chora esta perda .

Claudia Semedo: Mais uma estrela ascende ✨
Obrigada @mariajoaoabreuoficial por tanto.
Hoje celebramos a tua vida ❤️

Ana Guiomar: Dia muito, muito triste, daqueles em que nos faltam as palavras.
Obrigada querida Maria João.

Sandra Barata Belo: Se me perguntassem por imortalidade poderia perfeitamente responder com o teu nome. Querida Maria João, que gigante coração, cabíamos lá todos…
Custa acreditar.🖤

Joana Seixas: Que brilho incrível tinha a Maria João no olhar, que vida maravilhosa cheia de alma tivemos o privilégio de conhecer.
Que dia tão triste e inacreditável… Um forte abraço e muita força para toda a família ♥️♥️♥️♥️✨

Inês Herédia: A João é daquelas que tem entrada direta lá para cima. Era alegria constante, é das colegas mais generosas com quem já tive o privilégio de trabalhar, e estar ao lado dela era estar assim. Feliz.
A João ensinou-me, defendeu-me, protegeu-me e era isto com a paróquia inteira dela. E a paróquia dela era tão grande. Obrigada por tanto João, soube a tão pouco. Até já e continua a tratar dos que cá estão. Viva a tua Vida, João.

João Reis: Querida João, aqui estávamos no Kruger na África do Sul, roubei-te este instante numa pausa e aqui eras a minha mana querida. ❤️
Agora vão chover fotos e flores e mensagens mas nada, nada mesmo, apagará a estranheza da tua ausência…
Que dia tão triste para uma actriz e mulher tão solar e enorme como tu.🌼🤍

Nuno Markl: Que notícia devastadora. Estive poucas vezes com a Maria João, mas deu para perceber que era tão divertida e adorável como toda a gente imaginava que ela era. Grande abraço para a família e os amigos. Um crime, perdê-la tão cedo.

Cláudia Borges: Hoje trato-te por “tu”, como tanto dizias para fazer… que dia triste este João 😪 Descansa em Paz🤍🕊

Paula Neves: Que dia tão triste. Descansa em paz querida João 🖤

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here