Cristina Ferreira é madrinha do Concurso Nacional de Pintura de Azulejo

0

A apresentadora de televisão Cristina Ferreira vai ser madrinha da 2ª edição do Concurso Nacional de Pintura de Azulejo desenvolvido pelo Grupo Prebuild, uma iniciativa de responsabilidade social que visa promover a arte secular da pintura de azulejo em 4.549 escolas do ensino básico de todo o país.

Subordinado ao tema “As tradições da minha terra”, o concurso, que na edição anterior envolveu mais de três mil alunos de 192 escolas, conta com um júri composto por Cristina Ferreira, Margarida Calvinho, administradora do Grupo Prebuild, Maria Antónia Pinto de Matos, diretora do Museu do Azulejo, e Filomena Graça, em representação da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência.

Viúva Lamego, Ceramic e Dreamcer são as marcas que dão forma a este projeto inserido na estratégia de responsabilidade social do Grupo Prebuild, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento criativo e a cooperação entre crianças e jovens, sensibilizando-os para a tradição da azulejaria, um dos símbolos máximos da cultura portuguesa.

Até dia 31 de janeiro as escolas interessadas em participar devem inscrever-se através do site http://concursoazulejos.prebuild.com, ficando assim automaticamente inscritas para a primeira fase do concurso que convida as escolas a enviar um desenho em formato 90x60cm alusivo ao tema da iniciativa. 

Depois de passarem a primeira fase de seleção, as escolas irão receber um kit que contém um painel de 24 azulejos, tintas e um manual pedagógico sobre a história do Azulejo em Portugal, tendo até 10 de abril para concluir os projetos, que serão posteriormente cozidos numa das fábricas de cerâmica do Grupo.

“O Grupo Prebuild está consciente da sua importância na comunidade, enquanto agente de desenvolvimento económico e social. Neste caso, além de apoiar as escolas, pretendemos sensibilizar os alunos do ensino básico para a importância do património secular da Azulejaria Portuguesa”, refere Margarida Calvinho, administradora do Grupo Prebuild.

Variáveis entre quatro mil e mil euros, os prémios serão atribuídos de acordo com os três escalões correspondentes aos ciclos de ensino, tendo como critérios de escolha a criatividade, adequação ao tema, qualidade artística e obediência ao regulamento.

A EB1 de Campa e a EB2,3 de Rebordosa, ambas em Guimarães e a Escola de Izeda de Bragança, foram as escolas vencedoras da primeira edição deste concurso, no 1º, 2º e 3º ciclos, respetivamente.

©starsonline

{igallery id=323|cid=2245|pid=46|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here