25 designers portugueses enviam manifesto “UmaVoz” a Marcelo e Costa

0

Num período especialmente desafiante para toda a sociedade e para todos os sectores económicos, 25 designers de moda portugueses enviaram o manifesto “UmaVoz|Moda de Autor” ao Presidente da República e ao primeiro-ministro a pedir estatuto profissional e uma Ordem dos Designers.

Alexandra Moura, Duarte, Anabela Baldaque, Carla Pontes, Carlos Gil, Daniela Barros, David Catalán, Dino Alves, Diogo Miranda, Fátima Lopes, Filipe Faísca, Hugo Costa, João Melo Costa, Estelita Mendonça, Storytailors, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Luís Carvalho, Luís Buchinho, Hibu Studio, Miguel Vieira, Pé de Chumbo, Ricardo Andrez, Sara Maia e Susana Bettencourt são os 25 criadores de moda de autor em Portugal que assinaram o manifesto.

O reconhecimento da classe profissional dos designers enquanto “agentes ativos do desenvolvimento e representação da identidade nacional com reflexo direto nas áreas do turismo, cultura e indústria têxtil, dentro e fora das nossas fronteiras” é a primeiro objetivo do manifesto, avança Katty Xiomara.

O coletivo procura definir também algumas medidas que tornem possível um poscionamento mais competitivo” da atividade da moda de autor que partilha dificuldades “coletivas e estrutrais perdurando no tempo há vários anos”.

A pandemia terá servido de catalisador para uma aceleração de uma vontade já há muito debatida e discutida entre a classe: “com a covid-19, tudo se prestou a uma urgência maior, porque estamos todos a passar por momentos muito específicos, muito distintos que não eram previsíveis”, declarou a designer, acrescentando que o primeiro-ministro já respondeu à carta “congratulando a ideia” dos criadores de moda de autor e assumindo intenção de apoiar a criação de um estatuto profissional destes trabalhadores especializados.

O manifesto Uma Voz tem ainda uma morada online https://www.umavozmoda.com, onde todos os designers que queiram juntar a sua voz possam unir-se à causa e verem aqui o seu nome, contactos e valências listados. por enquanto, pode apoiar, visitando a loja temporária, em Guimarães, aberta entre 27 de Novembro e 19 de Dezembro, no centro histórico daquela cidade, cujo objetivo é assinalar a primeira iniciativa do Uma Voz.

fotos©starsonline

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here