Yoko Ono pede fim para caça aos golfinhos

0

Numa carta publicada hoje na sua página da Internet,  a artista japonesa Yoko Ono pede aos pescadores da localidade japonesa de Taiji para abandonarem a impopular caça anual aos golfinhos por gerar “ódio” em outros países.

Na sua carta, dirigida também ao primeiro-ministro japonês, Yoko pede para que vejam a situação de um ponto de vista “mais amplo” e compreendam que o Japão necessita da “simpatia e ajuda do resto do mundo”.

“A forma em que estão a insistir celebrar a matança de tantos golfinhos e a caça de alguns para serem vendidos a jardins zoológicos fará com que as crianças do mundo odeiem os japoneses”, comentou Yoko Ono.

A carta acaba com uma petição para que esta prática termine “considerada pelo resto do mundo como um sinal de arrogância, ignorância e amor pela violência por parte do Japão”.

A localidade de Taiji é conhecida há décadas pela caça aos golfinhos, parte dos quais vende a jardins zoológicos e aquários de todo o mundo, sendo o restante destinados ao consumo humano.

Yoko Ono junta-se, assim, à embaixadora dos Estados Unidos no Japão, Caroline Kennedy, que, no fim de semana, qualificou como “desumana” esta tradição, na sua conta do Twitter, e recordou que Washington não apoia esta prática.

O ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, respondeu, alegando que esta atividade “tradicional” é legal e que Tóquio “vai apresentar a sua posição à parte norte-americana”.

Segundo a organização ecologista Sea Shepherd, os pescadores começaram já a matar em Taiji muitos dos cerca de 250 golfinhos que capturaram desde a semana passada.

{igallery id=8553|cid=2251|pid=4|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here