Tradicionais gravuras de peixes japonesas inspiram Luis Buchinho

0

 

O impulso estético da colecção Luis Buchinho para a Primavera de 2019 foi a inspiração nas gravuras Gyotaku: um método tradicional japonês de gravura de peixes originalmente utilizada pelos pescadores para registar e comemorar as suas capturas.
O designer passou algum tempo considerando o que o atraía nesta forma de gravura antes de desenhar os primeiros esboços da estação.
As silhuetas derivam da locomoção anguiliforme dos peixes, o movimento em que uma onda passa uniformemente ao longo de um corpo longo e esguio.
Luis Buchinho fez experiências de estamparia em pele, sobre bases de Jersey, rib e renda para obter um efeito de brilho metálico semelhante ao das escamas de peixe.
Nesta colecção saias com estampados Gyotaku, calças de cintura alta com riscas em cores contrastantes e molas de pressão nas carcelas laterais e vestidos de Jersey são combinados com tops plissados e cintos de formas onduladas dando ênfase a efeitos gráficos que criam equilíbrio entre formas largas e fluidas e formas justas e anatómicas.
Cobre, rosa malva, fúcsia, vermelho, roxo, azul-marinho, branco e preto sublimados com um sensacional brilho prateado são os protagonistas da paleta de cores.
Um olhar mais atento sobre a morfologia dos peixes e a sua fisiologia informa a construção em sobreposição dos casacos e jaquetas.
Calças e vestidos apresentam fechos com algodão em tons contrastantes, debruns com fitas coloridas, ribs com foile nas bainhas, no decote e na cintura e pormenores em rede perfurada localizados que jogam com transparência, opacidade e textura.

©Paulo Fernandes/starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here