“O Homem que Matou Dom Quixote”: o polémico filme de Terry Gilliam estreia em Portugal

0

O filme “O Homem que Matou Dom Quixote”, que estreou inicialmente em 2018, tem uma história bem atribulada fora do grande ecrã.

Ainda antes de o ser, um caso judicial entre o realizador Terry Gilliam e o produtor português Paulo Branco, fez com que o filme nunca tivesse estreado nas salas de cinema nacionais. Pelo menos até ontem.

Depois, no ano passado, numa entrevista ao programa da Rádio Comercial, “Era o que Faltava”, a atriz Lídia Franco revelou que o ator Adam Driver, um dos protagonistas, alegadamente a teria agredido (posição essa que acabaria por retirar mais tarde), explicando que o colega apenas tinha sido “pouco delicado” numa cena, mas que a sua queixa fora apenas um “desabafo”, lamentando todo o mal-entendido.

Quatro anos depois, e com uma pandemia pelo meio que abalou a indústria do cinema, o filme vai finalmente chegar às salas portuguesas. “O Homem que Matou Dom Quixote” estreia a 17 de fevereiro e ontem, os cinemas UCI do El Corte Inglês em Lisboa, foram o local escolhido para a antestreia tão aguardada.

O realizador Terry Gilliam e a atriz Joana Ribeiro, que faz parte do elenco, marcaram presença e receberam várias caras conhecidas que não quiseram deixar de ver e apoiar este projeto que foi parcialmente gravado em Portugal (nomeadamente no Convento de Cristo, em Tomar) e que conta no elenco com nomes como Adam Driver, Jonathan Pryce, Stellan Skarsgård, Olga Kurylenko, Óscar Jaenada ou Rossy de Palma, entre outros.

Sinopse:
Toby, um cínico diretor de publicidade, encontra-se preso aos delírios de um velho sapateiro espanhol que acredita ser Dom Quixote e vê nele o Sancho Pança. No decurso das suas aventuras cómicas e progressivamente surreais, Toby é forçado a confrontar as trágicas repercussões de um filme que fez enquanto jovem idealista – um filme que mudou para sempre as esperanças e sonhos de uma pequena vila espanhola. Conseguirá Toby recuperar a sua humanidade? Poderá Dom Quixote sobreviver à sua loucura e morte iminente? Ou será que o amor triunfará?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here