Júlio Pomar com painel de azulejos no Museu da Cerveja

0

julio pomarO Museu da Cerveja, núcleo museológico e cervejaria acaba de apresentar ao público a obra de Arte Pública, painel em azulejo Contos Murais da autoria do conceituado pintor Júlio Pomar.

Definido como um espaço de cultura, gastronomia e cerveja, o Museu da Cerveja integra agora a obra de Júlio Pomar, que nos seus mais de dez metros de comprimento, mostra a vitalidade de uma tradição secular, e exibe o legado português no mundo, o cruzamento das culturas lusófonas, celebrando as suas influências na vida de todos nós. 

Ao adquirir esta obra de Júlio Pomar, produzida pela Galeria Ratton, o Museu da Cerveja “celebra o património da cerveja dos Países de Língua Oficial Portuguesa, contribuindo simultaneamente para a dinamização da vida do Terreiro do Paço e para o reforço da atração turístico/cultural da cidade de Lisboa”, afirma Sérgio Carvalho, Diretor Cientifico do Museu da Cerveja.

A obra de arte pública, acessível à livre contemplação de todos os que visitam esta praça emblemática de Lisboa e o Museu da Cerveja, é caraterizada pelo autor através do seu verso:

O que há de ser

Que a língua pede?

– Dar de beber

A quem tem sede!

Nossa língua beija

Cinco Continentes

(todos diferentes)

– Manda vir Cerveja!

Júlio Pomar acrescenta a propósito da sua obra que “Mural não deve ser confundido com Moral – que é o conjunto dos preceitos que uma sociedade impõe aos seus componentes. Mas quando se pergunta qual é a moral da estória, pergunta-se se há uma conclusão e um significado que devam ser tirados. O que não é o caso aqui!

Veja-se o que na parede foi pintado como um motivo de entretenimento, número de saltimbancos, espetáculo de rua. É quanto basta!”

Museu da Cerveja ao integrar no seu interior uma obra assinada pelo conceituado pintor Júlio Pomar vem, simultaneamente, marcar o nascimento de uma nova fase na vida do Terreiro do Paço, que contará com mais um polo de interesse acessível a toda a comunidade.

Museu da Cerveja está aberto diariamente das 12h00 às 22h00 no Núcleo Museológico e das 09h00 às 02h00 no espaço Cervejaria, onde se pode contemplar a obra Contos Murais da autoria de Júlio Pomar e degustar o melhor da gastronomia portuguesa, acompanhando-a com a cerveja ideal.

©divulgação

{igallery id=1881|cid=921|pid=34|type=category|children=0|showmenu=0|tags=|limit=0}

 

Veja aqui o vídeo do making of do painel no Museu da Cerveja

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here