Filipe Faísca já nos habituou a juntar o legado do artesanato português às suas criações, elevando-o à singularidade que caracteriza o segmento de luxo. Explora as matérias-primas e as técnicas, que adapta, reproduz e recria. Junta-se a tradição às tendências de moda, o labor das bordadeiras ao das costureiras, num trabalho artesanal que requer minúcia e perfeição e que faz com que não existam duas peças iguais.
Ao mesmo tempo, esta é a afirmação da identidade nacional, mais além dos souvenirs e das peças utilitárias, mas como peças originais que vão ao encontro de uma mulher sofisticada, exigente, prática e moderna às mãos do designer de moda.
Surgem assim vestidos para festas e cocktails, camisas, túnicas, casacos, calças, saias. A coleção 6 SENTIDO pretende mostrar diferentes formas de olhar e usar o Bordado da Madeira.
Por outro lado, vivem-se tempos de afirmação da mulher. Quebra-se o silêncio. Cai o pano. O mundo assiste à guerra em direto. Impotente. O que se vê é mais do que a vista alcança. 6 SENTIDO é também um manifesto em nome da liberdade, da verdade, da consciência do papel de cada um na sociedade, contra a indiferença.
©Paulo Fernandes/starsonline®