Durante muitos anos os grandes nomes da moda, por detrás das marcas mais importantes do mundo, permaneceram no anonimato – a não ser, claro, que fosse uma marca homónima. Hoje em dia, cada vez mais acompanhamos a carreira de estilistas reconhecidos e que são autênticas celebridades, como Olivier Rousteing, director criativo da Balmain, que tem mais de 6 milhões de seguidores no Instagram.
Para aliviar estes nossos tempos de confinamento e aprender um pouco mais sobre o mundo da moda, separamos uma lista de documentários que tem como foco as mentes geniais daqueles que dedicam, ou dedicaram, a sua vida a desenhar coleções o ano todo.
Confira aqui abaixo:
L’AMOUR FOU (2010)
Muitos filmes foram feitos sobre Yves Saint Laurent, mas L’amour Fou distingue-se por ser contado pelos olhos de Pierre Bergé, amante de longa data e parceiro de negócios de YSL.
LAGERFELD CONFIDENTIAL (2007)
Entre no mundo Karl Lagerfeld, um dos homens mais importantes no mundo da moda. Além de desenhar para Chanel e Fendi, ele foi também um mestre fotógrafo, desenhador e, com um sentido de humor único e apurado.
AZZEDINE ALAÏA (2017)
Esse must watch é o retrato íntimo do mestre costureiro que era Azzedine Alaïa, falecido em 2017, aos 77 anos. O que é particularmente interessante é ver dentro do estúdio do tunisino Alaïa, onde apresentava as suas coleções para imprensa e clientes em eventos separados e ter uma noção, não apenas de como ele trabalhava, mas também da “família” que ele construiu – bem como a impressão que deixou em nomes como Nicolas Ghesquière e Naomi Campbell.
NOTEBOOK ON CITIES AND CLOTHES (1989)
O lendário diretor Wim Wenders era um fã do trabalho de Yohji Yamamoto e decidiu fazer um filme sobre o estilista. Acaba por ser um filme tanto sobre Yamamoto como sobre Wenders, ao explorar os dois artistas e como eles vêem o mundo.
DRIES (2017)
Numa análise profunda do processo de Dries van Noten, o filme saiu bem a tempo de comemorar o 100º desfile de moda do estilista. Dries destaca a sua dedicação à moda e ilustra perfeitamente como ele construiu uma base de fãs tão fiéis.
UNZIPPED (1995)
Uma verdadeira cápsula do tempo na cena da moda de Nova York dos anos 90, Unzipped basicamente inventou o formato de documentário para estilistas, seguindo Isaac Mizrahi enquanto ele preparava sua coleção outono/inverno de 1994 – incluindo no filme todas as grandes super modelos da época.
INSIDE DIOR (2017)
Obviamente este não é o primeiro documentário da Dior, mas é o único que acompanha a primeira diretora criativa da casa francesa nos seus 70 anos de história, Maria Grazia Chiuri, oferecendo uma visão de como uma mulher vê a marca de alta costura.
THE DIRECTOR: AN EVOLUTION IN THREE ACTS (2013)
Frida Giannini juntou-se à Gucci em 2002, como diretora de designer de malas na era Tom Ford. Rapidamente chegou à liderança de acessórios femininos e acabou por se tornar diretora criativa da casa italiana em 2006. O filme reflete o seu tempo com a marca, incluindo uma pequena ajuda de James Franco.