A Quinta da Pacheca, consciente da sua responsabilidade social, vai lançar no mercado um vinho com o ‘cunho’ de artistas das mais diversas áreas, e cujos lucros irão reverter na totalidade para a ‘União Audiovisual’, uma associação nascida em 2020 para apoiar o sector audiovisual, afetado pela paragem das atividades culturais na sequência desta crise pandémica.
A iniciativa, denominada «Cultura, Vinho & Amigos», pretende, de acordo com os proprietários, Paulo Pereira, Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes, “apoiar os diversos profissionais que têm passado por momentos particularmente difíceis do ponto de vista financeiro e profissional. Esta foi a forma que encontramos de contribuir e ajudar um setor que consideramos essencial e que tem sido tão fustigado”, salientam.
A ação começou com um convite feito a várias figuras publicas e artistas, do teatro à música, do cinema às artes plásticas, para passar uns dias na Quinta da Pacheca, e aqui ficarem a conhecer algumas das diversas etapas por que passa um vinho até chegar às prateleiras dos pontos de venda. A partir de aqui, os artistas que foram visitando a Pacheca foram desafiados a pousar para uma fotografia para assim ser criado (criar) o rótulo para este vinho solidário, bem como as características que mais apreciam num vinho.
Aldo Lima, Anabela, Anjos, António Pinto Basto, António Zambujo, Claudia Jaques, Diana Pereira, Gio Rodrigues, Helena Isabel, Inês Santos, Isabel Figueira, Iva Domingues, Ive Greice, João Blumel, José Figueiras, Joana Vasconcelos, Luis Represas, Nilton, Nuno Santos, Ricardo Pereira, Sergio Praia, Tony Carreira, Valter Carvalho e Zé Manel, foram os 25 nomes que se associaram a esta iniciativa e que deram a cara nesta nova referência da Quinta da Pacheca. No passado dia 19, foi apresentada ao mercado com o nome de Pacheca Reserva Tinto 2019 UA, no RoofTop do Hotel Mundial, contando com a presença de um alargado numero de figuras publicas que apoiaram a causa, assim como alguns dos nomes que deram rosto pela causa.
Esta não é a primeira vez que a Quinta da Pacheca abraça causas de cariz solidário e lança vinhos associados a nomes do mundo artístico. Exemplo disso foi um vinho produzido em parceria com o artista Tony Carreira, em que parte do valor das vendas foi entregue à Associação Bagos d’Ouro, uma instituição de solidariedade social que intervém, a nível escolar, junto das crianças e jovens mais carenciados da região do Douro.
A ‘União Audiovisual’ é uma associação social e cultural de apoio aos profissionais técnicos e artistas da cultura, espetáculos e eventos. Já ajudou cerca de 265 famílias que integram profissionais das referidas áreas, em todo o território, através de várias iniciativas como a recolha de alimentos e com o apoio de diversas empresas e artistas, com Tiago Cação como grande mentor do movimento.
©starsonline®