Tony Miranda regressou à passerelle com a sua mais recente coleção, “Herança Couture”

0

O criador português Tony Miranda regressou à passerelle da Avenida da Liberdade com a sua mais recente coleção, “Herança Couture”, que foi apresentada em Lisboa na passada quinta-feira.

A nova proposta, que reflete uma ponte entre passado e futuro, inspira-se no diálogo entre culturas, nas alterações climáticas, na tradição europeia e até nos conflitos que marcam a atualidade. Para Tony Miranda, a moda é também uma forma de intervenção:
A roupa é uma forma que cada um tem para se relacionar com o mundo em que vive. Quero continuar a dar o meu contributo para que essa relação tenha uma estética urbana mais presente.

A coleção é composta por 80 modelos para homem e mulher, descrita pelo criador como “simples” na essência, mas artisticamente ousada e fiel ao rigor da alta-costura. Com ela, Tony Miranda propõe um diálogo entre 2025 e 2026 e a tradição da moda europeia, preservando a elegância aplicada ao quotidiano urbano.

São roupas citadinas, pensadas para o trabalho, para o lazer e também para ocasiões festivas, onde imperam a elegância e o glamour”, explica o costureiro, que dedica a coleção a Paris, cidade onde viveu e trabalhou durante anos, e a Lisboa, cada vez mais cosmopolita e vibrante, onde hoje concentra grande parte dos seus clientes.

Esta minha coleção “Herança Couture” é um exercício de reverência à aprendizagem, ao trabalho artesanal elaborado em atelier, à tradição da alta costura europeia, à capacidade criativa da moda através da forma, do conhecimento dos materiais e das texturas que contam histórias”, afirma Tony Miranda.

Segundo o costureiro, uma parte desta nova coleção foi desenvolvida com base na sua autobiografia “Metade de mim”, editada pela Guerra & Paz em 2023 (ver PDF em anexo), uma história de vida movida pelo legado da moda, pelos conhecimentos da sua mãe, “uma grande costureira”, e pela arte de bem fazer do pai, artesão “bottier”.

O atelier no seu edifício “Tony Miranda”, na Avenida da Liberdade, tal como o hotel que o costureiro inaugurou em 2022, no interior do mesmo quarteirão, são ótimos pontos de vista para nacionais e estrangeiros que cruzam os seus estilos pela capital portuguesa. Foi no jardim do TM Luxury Apartments, a unidade de turismo de moda de Tony Miranda na baixa de Lisboa, que a apresentação da coleção “Herança Couture” teve lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here