São José Correia, 50 anos de espírito independente

0

São José Correia, uma das atrizes mais carismáticas e singulares da sua geração, de espírito independente e único, celebra hoje (13 de Setembro) 50 anos de uma vida muito livre e preenchida.

Conta com 3 décadas de um percurso artístico muito especial, recheado de vários momentos inesquecíveis e que vale a pena mencionar como um elemento importante do mundo artístico nacional.

O interesse pela representação surgiu inicialmente como uma forma de ultrapassar a sua timidez. A sua intenção era ser advogada mas decidiu enveredar pela carreira artística. Estreou-se como atriz em 1992 na Companhia de Teatro de Almada com o espetáculo infantil “Sopa de Pedras-História de Fantoches”, encenada por Teresa Gafeira, uma das suas mentoras, tendo feito parte do elenco fixo da CTA, durante 9 anos.

Em 2001, protagonizou, juntamente com José Henrique Neto, o telefilme “Um Homem Não é um Gato”, que foi exibido na SIC. Esse trabalho chamou a atenção do José Eduardo Moniz que a convidou para participar na novela “O Último Beijo” (TVI), que marcou a sua estreia nas telenovelas. Tem uma jornada televisiva que já conta com 18 telenovelas, 12 séries e 5 telefilmes. Atualmente está a gravar “A Fazenda”, a próxima telenovela da TVI, escrita por Maria João Mira, com estreia prevista num futuro próximo.

Estreou-se na realização em 2013 com a curta-metragem “Uma Noite na Praia”, que foi protagonizada por Lucinda Loureiro e Vítor Norte. Desde então tem desenvolvido um trabalho muito interessante e promissor nessa área, e recentemente participou nas longas-metragens “A Bela América” (2023) e “Revolução (Sem) Sangue” (2024).

©Texto: Mário Lisboa / Fotos: Paulo Fernandes/starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here