RTP vai lançar 10 telefilmes inovadores contados por mulheres

0

Contado por Mulheres é um projeto que reúne dez realizadoras de várias gerações, que possuem um forte sentido narrativo, com uma grande experiência ora na representação ora na publicidade, e que têm merecido grande reconhecimento a nível nacional e internacional em várias áreas. Uma ação inédita no audiovisual português.

Saiba na primeira pessoa, o que representa este desafio para cada uma delas:

Diana Antunes – Realizadora de O Pio dos Mochos, inspirado em Contos Vermelhos de Soeiro Pereira Gomes

Sofia Teixeira Gomes – Realizadora de Vizinhas, inspirado no conto Vizinhas de Teolinda Gersão

Daniela Ruah – Realizadora de Os Vivos, o Morto e o Peixe Frito, inspirado na obra de Ondjaki

Fabiana Tavares – Realizadora de Quando o Diabo Reza, inspirado na obra de Mário de Carvalho

Laura Seixas – Realizadora de Serpentina, inspirado na obra de Mário Zambujal

Anabela Moreira – Realizadora de Há-de Haver uma Lei, inspirado na obra de Maria Archer

Rita Barbosa – Realizadora de Jogos de Enganos, inspirado na obra Pequenos Burgueses de Carlos de Oliveira

Maria João Luís – Realizadora de A Hora dos Lobos, inspirado na obra Alcateia de Carlos de Oliveira

Ana Cunha – Realizadora de Traição do Padre Martinho, inspirado na obra de Bernardo Santareno

Cristina Carvalhal – Realizadora de Os Armários Vazios, inspirado na obra de Maria Judite de Carvalho

Contado por Mulheres é a nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP1, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia). Dez telefilmes que chegam ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2021. Rodados entre abril e agosto deste ano em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas Câmaras Municipais e candidato ao Fundo do Turismo e do Cinema.

Este é um projeto que visa enriquecer o mercado com obras audiovisuais dinâmicas, entretidas, e, igualmente, colmatar uma assimetria no acesso das mulheres realizadoras ao meio audiovisual, o que tem vindo a ser sido corrigido a nível europeu. Assim, todo este projeto, além de ser empreendedor por permitir novas qualificações e um mercado de trabalho inclusivo, é também uma ação inovadora e que constitui algo nunca feito em Portugal.

A reconstituição histórica, com um grande valor de produção, vai ser alvo de uma aposta em câmaras 4K e, com o recurso à nova tecnologia de targeting na construção dos efeitos digitais, na criação de cenários inteiramente digitais. Aqui vão ser utilizadas técnicas de produção digital, onde a perspetiva criará ambientes mais ricos (production value) e assim com mais possibilidade de serem exploráveis em grandes territórios e/ou em plataformas de streaming internacionais. A parceria com a Krakow Film Kluster vai permitir a utilização de técnicas de produção digital, ainda inéditas em Portugal, tal como o acesso a um mercado de 80 milhões de pessoas, aumentando a notoriedade de Portugal neste território e projetando-o como um destino a visitar e a investir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here