O 50º Portugal Fashion terminou em grande, com o desfile dos decanos da moda nacional, Manuel Alves e José Manuel Gonçalves. Sofisticação, streetwear e experimentalismo ao serviço da moda feminina, na coleção FW 22-23 de Alves/Gonçalves.
Continua o seu modo transgressor face à combinação de estilos clássicos com metodologias que visam um novo modo de ver o feminino, procurando a inovação. Ajustes XXL, fatos masculinos, combinação de ideias num só item em materiais alternativos, apropriando ideias num sentido inverso face à normalidade da peça de vestuário. A proteção, a inclusão de pelos falsos em barras, o aparente “deixar” inacabado, a construção em círculos franzidos em materiais quer naturais quer tecno com brilhos que resultam de técnicas artesanais, a impressão sobre veludos apontando para o otimismo, os hoodies, numa versão street, mas impressos visando alternativas estéticas, flocos plastificados sobre vestidos, casacos ou calças, brilhando. O verniz negro recobrindo peças clássicas numa visão de futuro!
As silhuetas são longilíneas, onde o feminino adquire novos comportamentos visuais na urbe. As meias são estampadas com motivos orientais. As botas de cano alto, com ilhoses, sapatos salto alto embelezados com aplicação de fitas de cor preta e amarelo. Os pregos aplicados também numa visão mais hard. O frio, o tempo de hoje, levou-nos para este caminho em tempos conturbados ao som de música que acompanha na perfeição este discurso num ambiente cromático onde o negro está ao lado das cores, rosa, azul, amarelo, cinza e vermelho, numa visão otimista do futuro…
@Paulo Fernandes/starsonline®