O caminho a percorrer ainda é demasiado longo, sendo certo que a sociedade em geral já abriu alguns horizontes, reconhecíveis, ainda que parcos, face à(s) problemática(s) que a questão da Deficiência suscita. E é na demanda por uma compreensão ainda mais generalizada para estes problemas que se insere a iniciativa dada a conhecer através desta nota de imprensa.
Assim, a ANAMP – Associação Nacional de Amputados, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, e em colaboração com a marca de vestuário Code, promoveu no passado dia 4 de Dezembro o 1º Desfile de Moda Inclusiva, sob o lema “A vida está sempre na moda”.
O evento decorreu nas Caves Ferreira, em Gaia, e contou para o efeito com modelos da ANAMP, bem como com outros que estiveram na passerelle em representação das associações CERCIGAIA, APPACDM, APPDA e o SORRISO da RITA. Assim, os verdadeiros protagonistas desta acção foram os modelos, pessoas com deficiência, (in)vestidos enquanto (a)gentes da mudança, sobre os quais se pretende que recaia um outro olhar, uma outra perspectiva, por parte da sociedade, que tem por vezes uma visão caritativa e piedosa e que em vez de integrar, enfatiza o estigma.
E porque “A vida está sempre na moda”, desfilar vontade de viver foi a principal missão deste final de tarde.
©Pedro Monteiro/starsonline®