Depois de 10 anos a representar em solo brasileiro, Paulo Rocha regressou a Portugal para gravar a novela “Amor, Amor”, e também a série medieval “A Rainha e a Bastarda”.
Paulo chegou ao Rio de Janeiro em 2011, com 33 anos, para interpretar o Guaracy, em Fina Estampa, a convite do autor Aguinaldo Silva, depois de vê-lo atuar na novela portuguesa “Vingança”. Não planeava fixar residência, até que conheceu Juliana Pereira, casou e teve um filho: José Francisco, hoje com 3 anos.
“Fomos muito felizes neste trabalho”
Na série com estreia marcada na RTP1 para dia 23 deste mês, Paulo Rocha interpreta um dos personagens centrais, um guerreiro valoroso e um amigo íntimo do monarca D. Dinis, como desvenda: “O Lopo é um cavaleiro de maior confiança do Rei D. Dinis e que são como que irmãos. Ele perdeu o filho e é traído. Tem uma dicotomia muito grande entre todos os valores em que acredita, a vida na luta e nas guerras, que se reflete na sua relação com D. Dinis, e depois tem um outro lado de homem, pai de família com preocupações com os filhos e com a mulher. É um personagem muito humano com várias facetas e valores muito vincados, mas também muitas falhas… foi um prazer enorme fazê-lo. Fomos muito felizes neste trabalho.”
Mais do que a interpretação, a preparação para a personagem acabou por se revelar um desafio, garante: “Foi uma aventura, não só do ponto de vista de pesquisa e de trabalho, mas principalmente do trabalho físico. Gravámos num ritmo muito rápido e trabalhámos muito. Fizemos aulas de equitação, coreografias com espada lusitana e usámos as cotas de malhas que tinham um peso inacreditável de quase 30 quilos. Mas não foi só andar de cavalo com capa e espada, mas perceber quais os códigos sociais da época e premiar com as relações sociais entre os personagens. Isso foi fantástico.”