O ator e guionista Tozé Martinho, morreu este domingo, dia 16, aos 72 anos, confirmou fonte da família à TVI e à Agência Lusa.
Tozé Martinho foi levado este domingo para o Hospital de Cascais, depois de se ter sentido mal, onde acabou por morrer. Segundo a Lusa, e de acordo com fonte da família, o ator e argumentista morreu devido a uma paragem cardiorrespiratória.
Tozé Martinho nasceu em Lisboa a 5 de dezembro de 1947 e era um dos rostos mais populares da televisão nacional. Era irmão da escritora Ana Maria Magalhães e filho da atriz conhecida por Tareka, que morreu em 2018.
O ator e guionista começou a carreira em “Vila Faia”, que ficou na história na TV como a primeira telenovela produzida em Portugal, em 1982.
Escreveu novelas como “Roseira Brava” (1995), “Vidas de Sal” (1996), “Olhos de Água” (2001) ou “A outra “(2008), histórias em que também participou como ator.
O Presidente da República já reagiu à notícia e recordou “um dos atores e guionistas portugueses mais ativos”. “Durante todos esses anos esteve presente no nosso imaginário pelos recorrentes papéis de personagens empáticas, decentes, confiáveis”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, terminando a mensagem apresentada à família do ator e argumentista os seus “sentidos pêsames”.
©Paulo Fernandes/starsonline®