Morreu Fernando Chalana, o Pequeno Genial do futebol português

0

Fernando Chalana, o Pequeno Genial, faleceu, aos 63 anos, na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto.

Um dos grandes e eternos nomes do futebol português, no geral, e do Sport Lisboa e Benfica em particular, ingressou no Clube aos 15 anos e representou-o, primeiro como jogador, durante 13 épocas (1974-1984 e 1987-1990), e depois, durante largos anos, como elemento técnico ligado ao futebol.

Natural do Barreiro, onde nasceu no dia 10 de fevereiro de 1959, Chalana utilizou a camisola vermelha e branca pela primeira vez após aposta de John Mortimore, a 6 de março de 1976, e tornou-se, na altura, o mais jogador mais jovem a estrear-se na I Liga, aos 17 anos e 25 dias.

O “pequeno genial” é uma das formas como é descrito, não só pelo Benfica, clube que representou durante 13 temporadas, mas também de forma consensual pelos adeptos do futebol.

Com a camisola do Benfica fez mais de 300 jogos, onde acabou por se tornar um dos mais emblemáticos jogador do clube, com quem conquistou, na principal equipa das águias, seis campeonatos, duas supertaças e três taças de Portugal. Pelo caminho ainda esteve em França, no Bordéus, onde engordou a lista de títulos, com um campeonato, um troféu dos campeões e duas taças de França.

O pé esquerdo do avançado português carregou a seleção nacional no Campeonato da Europa em 1984, onde Portugal só caiu nas meias-finais. Ao todo, vestiu 27 vezes a camisola da equipa das quinas.

Ndr.: Neste momento de luto, queremos manifestar as mais profundas condolências à família, amigos e ao SL Benfica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here