Meghan Markle e Príncipe Harry apoiam boicote global à publicidade no Facebook

0

Já ouviu falar da campanha “Stop Hate for Profit”? Pois bem, ela não é mais do que um boicote ao Facebook, pedindo para que empresas não anunciem na plataforma durante o mês de julho, como resposta aos conteúdos de ódio e desinformações espalhados pelos utilizadores na rede. Entre os apoiantes desta campanha estão Meghan Markle e o Príncipe Harry.

Uma fonte próxima do casal anunciou que ambos se têm interessado em abordar a questão dos discursos de ódio online. “Os dois têm trabalhado muito no sentido de incentivar os CEOs de várias empresas a se solidarizarem e formarem uma aliança de grupos de justiça civil e racial, como a NAACP, a Color of Change e a Anti – Liga da difamação, que têm vindo a pedir mudanças estruturais no mundo online. Há muito tempo que tanto um como outro trabalham no sentido de procurar que a indústria de tecnologia tenha um rumo mais humano”, refere a fonte.

“Gostei muito de todas conversas atenciosas que tive com Meghan e Harry. Compreendo assim que eles estejam a usar a sua plataforma para alcançar as principais empresas e partilhar os objetivos da campanha #StopHateForProfit”, refere Rashad Robinson, presidente da Color of Change na sua conta no Twitter.

O site da campanha relata uma série de motivos para as empresas aderirem ao boicote. Entre eles está: “permitem o incitamento à violência contra manifestantes que lutam pela justiça racial nos Estados Unidos”; e também “fecharam os olhos à flagrante supressão de eleitores na sua plataforma”.

Diversas empresas já aderiram ao movimento, como a Starbucks, Unilever, Coca Cola, Honda, Verizon, Levi’s, Patagonia ou The North Face. No site da iniciativa tem uma lista completa de marcas que irão adotar ao boicote.

A campanha já fez com que as ações do Facebook caíssem 8% na sexta-feira. Isso significa apagar num único dia 56 biliões de dólares do valor da empresa. Para Zuckerberg, significou uma perda de 7,2 biliões de dólares da sua fortuna pessoal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here