Começa a circular nas redes sociais uma onda de mensagens de pesar pelo falecimento da D. Eunice Muñoz, a Dama do Teatro Português.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, prestou já “emocionada homenagem” à atriz Eunice Muñoz e agradeceu-lhe “décadas inesquecíveis”, em nome de todos os portugueses, lamentando a sua morte com profunda consternação.
“É profundamente consternado que tomo conhecimento da morte de Eunice Muñoz, uma referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses. Em seu nome, presto-lhe uma emocionada homenagem e agradeço décadas inesquecíveis da vida de todos nós”, declarou o chefe de Estado à agência Lusa.
Diogo Infante: Eunice…estou tão triste. Ando para lhe ligar há vários dias e depois mete-se uma coisa e outra. Quando a Lídia me ligou, algo em mim pressentiu. Estou desolado, devia ter ligado. Para ouvir o seu fio de voz a perguntar, como estás? O telefone já começou a tocar. Querem reações mas eu não consigo falar… é como se não falando não tivesse acontecido, percebe não é? Pensamento mágico… Se eu guardar os anéis, talvez ela volte…Mas verdadeiramente a Eunice não partiu, porque é eterna. O seu lugar há muito que está reservado nos anais da história. A maior atriz Portuguesa de todos os tempos! Eunice. Obrigado por tudo, sobretudo pelo enorme privilégio de ter feito parte da minha vida…
Alexandra Lencastre: … Qd a admiração passa a Amor.
Jorge Gabriel: Partiu a minha avó emprestada.
Em inúmeros encontros, entrevistas, confessei-lhe que a minha admiração ultrapssava o plano profissional, a tal ponto que a tratava como sendo íntima, da família.
O reconhecimento como uma das maiores actrizes da nossa história há muito que era unânime.
A “avó” Eunice Muñoz viveu intensamente, entregou-se inteira ao que acreditava ser o melhor para si.
Um abraço à família, em particular ao filho António, com tantos traços físicos da mãe, daqueles amigos eternos que a vida traz, e não tira.
Desncanse em paz, Eunice Muñoz.
A TVI enviou um comunicado às redações onde se pode ler:
A Media Capital manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Eunice Muñoz, nome maior da representação em Portugal.
O Grupo, o seu Conselho de Administração e os seus colaboradores endereçam as mais sentidas condolências à família e amigos de Eunice Muñoz. O seu legado artístico fará parte da história e do futuro da cultura do nosso país e a sua memória permanecerá para sempre neste grupo de Media.