Sofia Ribeiro, Nelson Évora e Juliana Rocha participaram no Debate do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. O evento, organizado pela marca desportiva Adidas, realizou-se no Sheraton Cascais Resort e contou ainda com participação especial de Carlão e as presença de Ana Marta Ferreira, Laura Figueiredo, Inês Faria, Mariana Machado, Pedro Guedes e Ana Gomes.
Este domingo, dia 25 de novembro, celebra-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher. Para contribuir para a divulgação e sensibilização desta temática um conjunto de profissionais que trabalham nesta área (Criminólogas, Psicólogos clínicos e forenses, Investigador criminal da PSP…) e personalidades com intervenção social na mesma juntam-se para debaterem o tema em Portugal e analisarem os dados mais recentes. A atriz Sofia Ribeiro, o atleta Nelson Évora e a ex-campeã nacional de boxe, Juliana Rocha aceitaram este desfio, tendo um papel ativo neste debate como oradores e que foi moderado pela jornalista Diana Boussa-Nova.
O músico Carlão surpreendeu os presentes com a leitura de um poema, da escritora indiana Rupi Kaur, extraído do livro “O sol as suas flores”, especialmente escolhido para esta ação.
São vários os indicadores que alertam para a necessidade de colocar este tema na agenda mediática. Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual são alguns dos crimes praticados contra as mulheres. Este fenómeno da violência contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos; e o mesmo acontece no que diz respeito aos seus agressores.
©Paulo Fernandes/starsonline®