Escândalo de primeira página leva famosos ao cinema

0

“O Caso Spotlight”, nomeado para seis Oscars da Academia, baseia-se na investigação levada a cabo há alguns anos por uma equipa de jornalistas do “Boston Globe”.

Nomeado para seis Oscars (melhor filme, melhor realizador, melhor ator secundário, melhor atriz secundária, melhor montagem e melhor argumento original), estreia em Portugal hoje, dia 28, este filme mostra-nos os bastidores da investigação jornalística que fez tremer a Igreja Católica no início da década de 2000.

A ponta do novelo foi o Padre John Geoghan, suspeito de abusos sexuais a crianças ao longo de 30 anos na arquidiocese de Boston. Quando o seu comportamento era descoberto, transferiam-no para outra paróquia, continuando os abusos. O realizador Tom McCarthy, e o seu co-argumentista, Josh Singer (da aclamada série de televisão Os Homens do Presidente), decidiram centrar-se mais na investigação jornalística do que no escândalo em si, mostrando-nos um jornalismo à moda antiga, onde o trabalho é quase todo feito no terreno a falar com pessoas, consultar arquivos, em vez de ficar na secretária a consultar a Internet, que no filme quase nem é referida, mesmo sendo passado no início deste século.

Foi tudo isto que várias caras conhecidas convidadas foram ver, na passada terça-feira, nos Cinemas NOS do El Corte Ingles. Nomes como José Carlos Pereira (na foto), Cinha Jardim, Olavo Bilac, Silvia Rizzo, Andreia Vale, Miguel Gameiro, Rita Andrade, Melânia Gomes, Henrique Feist, entre outros, não quiseram deixar de ver em primeira mão aquele que é um filme sobre jornalismo de investigação, e não sobre os heróis que fazem o jornalismo de investigação.

António Cerejo do jornal Publico, Paulo Nuno Vicente da Universidade NOVA e Pedro Coelho da SIC, conduziram um pequeno debate sobre “O Estado do jornalismo de investigação em Portugal” antes da projecção do filme.

©starsonline®

{igallery id=2422|cid=4375|pid=79|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

Veja o trailer

https://youtu.be/tb_WgKDqPsE

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here