A 89ª edição dos Óscares ficou marcada pelo engano que envolveu o anúncio de Melhor Filme e que fez correr muita tinta. Depois de ter sido anunciada a vitória de “La La Land”, com direito a discursos no paco, a informação foi corrigida com enorme constrangimento para todos. Afinal, o filme vencedor foi “Moonlight”.
A atriz Emma Stone, protagonista de “La La Land” e vencedora da estatueta para Melhor Actriz, falou à publicação internacional Daily Mail, relembrando a experiência embaraçosa: “Foi o pior momento da minha vida. Foi horrível”. Recorde-se que a atriz e os colegas já estavam no palco nos agradecimentos quando a Academia se deu conta da troca de envelopes.
Jimmy Kimmel, que conduziu a cerimónia da 89ª edição dos Óscares, admitiu que a situação foi complicada para todos e que chegou mesmo a “sentir-se mal por aquelas pessoas” – ainda que admitisse ter segurado uma gargalhada.
Há quem questione se o “engano” mais comentado dos últimos tempos terá sido um lapso da pessoa responsável, Brian Cullinan, uma mera desorganização do evento ou um golpe mediático para trazer mais publicidade aos Óscares… É que, e na verdade, há muito tempo que a entrega dos prémios da Academia não era tão comentada em todo o mundo.