Parceira oficial do Festival de Cannes desde 1998, a Chopard além de ser a criadora da
Palma de Ouro, tem homenageado, nos últimos 20 anos, jovens atores promissores com o cobiçado Trophée Chopard. Enquanto a Palma de Ouro premeia a excelência atual do cinema, este prémio celebra o melhor do amanhã.
Em 2001, a Co-presidente e Diretora Criativa da Chopard, Caroline Scheufele, resolver dar uma contribuição significante à indústria cinematográfica. A sua paixão pelo cinema e a vontade de ajudar as próximas gerações, fez com que Caroline decidisse criar um prémio com a promessa de recompensar o artista, ou a artista, revelação do ano. Este prémio representa uma aposta no futuro e muitos dos vencedores foram posteriormente nomeados para prémios maiores, chegando inclusive a ganhar: Marion Cotillard (Óscar de Melhor Atriz em 2008), Diane Kruger (Melhor Atriz em Cannes em 2017), Gael García Bernal, Léa Seydoux, Shailene Woodley, Elizabeth Debicki, Florence Pugh e John Boyega, o que confirma todas as esperanças que neles foram depositados.
Em 2021, o Troféu Chopard celebra o seu 21º aniversário desde a sua criação, uma oportunidade para Caroline Scheufele fazer uma retrospectiva: “Eu e a minha família sempre nos comprometemos a perpetuar as atividades criativas nos nossos ateliers. Graças à nossa iniciativa, a Chopard é uma empresa que se responsabiliza pelo seu papel fundamental numa fase de treino. Foi natural expandir as nossas preocupações pela transmissão deste ideal e, por isso, surgiu o nosso compromisso com o cinema. O Troféu Chopard permite que se crie atenção para uma atriz ou um ator que merece ganhar mais reconhecimento na sua área, e lançar assim as suas carreiras. Ao longo de 20 anos conseguimos destacar vários atores brilhantes. É uma ótima fonte de orgulho para a nossa Maison, e um sinal de que devemos continuar o nosso trabalho de modo a contribuir para o futuro da indústria cinematográfica”.
O Troféu – um rolo de filme em ouro revestido a prata numa base de vidro – foi desenhado por Caroline Scheufele e, tal como a Palma de Ouro, é feito nos ateliers da Maison. Os atores são selecionados em parceria com a revista Variety após uma deliberação feita por um comité composto por Steven Gaydos, Diretor Executivo da revista, bem como antigos padrinhos e madrinhas do prémio e concorrentes das edições passadas, que gostam sempre de passar o testemunho do que beneficiaram.
Sendo parte integral do calendário oficial do Festival de Cannes, o Troféu Chopard, é apresentado durante um evento excecional do qual, um padrinho ou madrinha do prémio, o entrega aos vencedores.
Estrelas como Charlize Theron, Cate Blanchett, Julianne Moore, Zhang Ziyi, Robert De Niro e Sean Penn acompanharam, de forma simbólica, os premiados no seu caminho em busca do sucesso gratificando-os com a sua experiência e bondade. Alguns vencedores antigos como Marion Cotillard e Diane Kruger tornaram-se elas próprias madrinhas, completando assim o círculo virtuoso do Troféu Chopard.
Lista de premiados e madrinhas/padrinhos do Troféu Chopard desde 2001:
2001 Audrey Tautou e Eduardo Noriega receberam o seu prémio de Emmanuelle Béart.
2002 Ludivine Saignier, Paz Vega, e Hayden Christensen receberam o seu prémio de Gong Li.
2003 Diane Kruger e Gael García Bernal receberam o seu prémio de Isabelle Adjani.
2004 Marion Cotillard e Rodrigo Santoro receberam o seu prémio de Laura Morante.
2005 Kelly Reilly e Jonathan Rhys-Meyer receberam o seu prémio de Sharon Stone.
2006 Jasmine Trinca e Kevin Zegers receberam o seu prémio de Sir Elton John e Elizabeth Hurley.
2007 Archie Panjabi e Nick Cannon receberam o seu prémio de Jude Law.
2008 Tang Wie e Omar Metwally receberam o seu prémio de Spike Lee e Gwyneth Paltrow.
2009 Léa Seydoux e David Kross receberam o seu prémio de Hilary Swank e Marion Cotillard.
2010 Liya Kebede e Edward Hogg receberam o seu prémio de Helen Mirren.
2011 Astrid Bergès-Frisbey e Niels Schneider receberam o seu prémio de Robert De Niro.
2012 Shailene Woodley e Ezra Miller receberam o seu prémio de Sean Penn.
2013 Blanca Suàrez e Jeremy Irvine receberam o seu prémio de Colin Firth
2014 Adèle Exarchopoulos e Logan Lerman receberam o seu prémio de Cate Blanchett.
2015 Lola Kirke e Jack O’Connell receberam o seu prémio de Julianne Moore.
2016 Bel Powley e John Boyega receberam o seu prémio de Juliette Binoche.
2017 Anne Taylor-Joy e George MacKay receberam o seu prémio de Charlize Theron.
2018 Elizabeth Debicki e Joe Alwyn receberam o seu prémio de Diane Kruger.
2019 Florence Pugh e François Civil receberam o seu prémio de Zhang Ziyi.