Morreu o neurocirurgião João Lobo Antunes

0

160425-prmrs-jlaO neurocirurgião João Lobo Antunes faleceu, esta quinta-feira, aos 72 anos, vítima de doença prolongada.

João Lobo Antunes, pai da actriz Paula Lobo Antunes, era atualmente presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa com uma média final de 19,47 valores, foi professor catedrático de neurocirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa e foi diretor de serviço de neurocirurgia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Além da Medicina, Lobo Antunes tinha uma enorme paixão pela escrita e pelos livros, que também herdou do pai e partilhava com o irmão mais velho, o escritor António Lobo Antunes.

Com mais de 180 artigos científicos publicados, alguns ensaios, nove livros e uma biografia de Egas Moniz, João Lobo Antunes foi mandatário das candidaturas a Presidente de Sampaio e de Cavaco e desde 2006 que integra o Conselho de Estado.

Lobo Antunes foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, dos quais se destaca o Prémio Pessoa 1996. Foi ainda laureado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004) e Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago de Espada (2014) e a 25 de abril deste ano recebeu das mãos do Presidente da República a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here