“As Poderosas” da SIC estão quase a chegar

0

Margarida Marinho e Rogério Samora (na foto), Maria João Luís, Soraia Chaves e Joana Ribeiro são os protagonistas que compõem o elenco da próxima produção da ficção nacional da SIC.

De nome “As Poderosas”, esta nova trama da SIC com estreia em Maio, conta a história de três mulheres com diferentes motivos que se unem para se vingar de um homem. Amélia, Jacinta e  Luísa são as Poderosas. José Maria o alvo a abater. A primeira viu a sua mãe morrer e quer justiça. A segunda foi enganada e presa injustamente. A terceira quer proteger a família e o património. A três têm de enfrentar o lado mais esperto e mais perigoso de José Maria, mas ele não é o único obstáculo a ultrapassar. 

A apresentação à imprensa decorreu ontem, dia 8, na Casa do Artista, em Lisboa, e contou com a presença do elenco, dos argumentistas liderados por Patrícia Muller com produção da SP Produções, dos responsáveis da estação de Carnaxide, Luis Marques, director-geral, Júlia Pinheiro, directora de conteúdos e Gabriela Sobral, directora de produção.

Quem é quem n’As Poderosas:

José Maria de Sousa e Ataíde – Rogério Samora

É o grande vilão e o alvo das Poderosas. Vindo de uma família lisboeta, nobre e falida, estudou Direito em Coimbra, mas nunca exerceu. Casou por dinheiro com uma mulher rica que, convenientemente, acabou por morrer num acidente. Logo a seguir, saiu de Portugal e abraçou a carreira de agente desportivo, mas de segunda linha.

Marina Nogueira – Margarida Marinho

É a próxima vítima de José Maria. Dona da Quinta de Santa Mónica arrecada milhões com as exportações de fruta e vegetais. Viveu anos num casamento sombrio com Emídio. 

Amélia Henriques – Soraia Chaves

Nasceu probre e mal-amada num Portugal profundo e rural. A mãe, Dália, não resistiu ao charme do pouco escrupuloso Homero de Sousa e Ataíde e acabou abandonada com uma filha nos braços: Amélia. Dália entrou em depressão profunda e decidiu suicidar-se num poço. Amélia assistiu a tudo. Amélia fica a cargo de uma vizinha que a maltrata. Mais tarde, engravida de um amante ocasional e pretende manter a criança.

Jacinta Lourenço – Maria João Luís

É a última Poderosa a aceitar entrar na vingança. O amor que ainda sente por José Maria pode torná-la na primeira Poderosa a arruinar o pacto. Oriunda de uma família humilde do norte, foi trabalhar, ainda adolescente, para casa de uns senhores em Lisboa. Conheceu José Maria e deixou-se encantar, caindo na cantiga do bandido.

Luísa Nogueira – Joana Ribeiro

É a mais nova das Poderosas e a mais intempestiva também. Sofreu muito com a morte do pai Emídio que mudou radicalmente a relação que tinha com a mãe. Prometeu-lhe que ia cuidar da família e tem feito esse esforço, mas a chegada de José Maria é uma ameaça a essa promessa e ao património.

Gonçalo Nogueira – João Jesus

É filho de Marina e irmão de Luísa com quem tem uma relação forte e cúmplice. Sempre foi excessivamente mimado e protegido pela mãe. Não conseguiu completar o 12º ano, mas mente

dizendo que está na faculdade (há três anos que finge ir e vir todos os dias de um fictício curso de Direito).

Homero de Sousa e Ataíde – Rui Mendes

É um conde, com ligações à casa de Bragança. Ou, pelo menos, é assim que ele se vê. Não fala no  assunto, claro, porque seria uma falta de educação e para ele a falta de educação é pecado capital. Veste-se sempre de forma impecável, é gentil com as senhoras, um cavalheiro com os empregados, um exemplo de como estar em sociedade.

Miguel de Sousa e Ataíde – Jorge Corrula

Combina os defeitos do pai (mulherengo, egoísta), com os defeitos do irmão (manipulador, ambicioso, cruel, desleal). Com um sentido de humor corrosivo e maldoso, Miguel é uma alma com falta de amor provocado pelo abandono da mãe. Isso tornou-o desconfiado, cínico, com nenhuma fé nas mulheres e no amor.

Dinis Lourenço – Tomás Alves

É sobrinho de Jacinta. Foi criado por ela depois dos pais terem sucumbido a um acidente de automóvel. As bússolas de Dinis são a honestidade e a verdade, o que será um obstáculo na sua relação com uma das Poderosas.

Violeta Barros – Lia Carvalho

É a ex-namorada de Dinis. Conheceu-o quando era balconista de uma loja que ele frequentava. Viu nele um homem diferente de todos aqueles que tinha conhecido, familiares incluídos. Dinis não era agressivo nem violento nem ameaçador.

Henrique Gomes – João Mota

É rude, grosseiro, violento e limitado, fruto do ambiente de grande pobreza emocional e financeira e que cresceu. O pai deixou a mãe, que se tornou toxicodependente e os irmãos nunca quiseram saber dele. A única pessoa que lhe dava alguma atenção era a tia Joana, mãe da prima Violeta, em cuja casa Henrique passava muito tempo.

Salomão Silva – Ângelo Rodrigues

É simples e natural. Acredita na mãe natureza, no poder das marés, das plantas, das luas. É um bom selvagem, desprendido de materialidade fútil, de preocupações desnecessárias.

É bondoso, simpático, cool. Nem sempre foi assim. Salomão, oriundo de uma família muito rica, mas que não soube amá-lo, foi um ser humano centrado em si próprio e percorreu caminhos muito tortuosos até se encontrar.

Inês Mendonça – Sara Barros Leitão

É séria, muito inteligente, compenetrada e excelente aluna. Tem uma mente prática e muito realista, ao contrário da mãe com quem vive e com quem está em constante choque.

Culpa a mãe pela partida do pai, mas não sabe o verdadeiro motivo que o levou a ir embora. Está a fazer o mestrado na área de Direito e faz uns biscates para ganhar dinheiro.

Olga Mendonça – Rita Loureiro

Vivia confortavelmente num palacete, mas, ainda com a filha Inês pequena, é abandonada pelo marido. O que sobra dele é o dinheiro que vai mandando, mas que um dia também deixa de chegar. Olga foi sobrevivendo, mas sem trabalhar no duro. Trabalhar será sempre o seu último recurso. O objectivo era mais «arranjar um senhor que me ajude».

Alfredo Dias – Joaquim Nicolau

É o marido de Valquíria, pai de Cila e Rúben José. Honesto e leal, trabalha há muitos anos na quinta de Santa Mónica, como gerente, numa vertente mais prática do negócio. Gere trabalhadores e controla a apanha da fruta.

Valquiria Dias – Ana Nave

Jura que foi modelo, mas na realidade, fez apenas alguns desfiles em fato de banho para a loja da tia no Algarve. Isso e filmes eróticos dos quais morre de vergonha hoje em dia.

Ninguém sabe da existência desse passado de Valquíria. Aliás, quem a conhece de agora, quem conhece a mulher moralista, conservadora, julgadora nunca diria que ela já teria protagonizado cenas calientes no grande ecrã.

Cecília Dias – Mafalda Neto

Conhecida por Cila, é filha de Valquíria e Alfredo e irmã de Rúben José de quem é muito cúmplice. Está sempre pronta a ajudar os outros, é generosa e alegre. Engraçada, cheia de personalidade, uma esperteza prática. Sempre foi preguiçosa mas de burra tem muito pouco. Não sendo culta, não é desprovida de ideias. Não estudou muito por preguiça e desleixo.

Ruben José Dias – Pedro Sousa

É atlético, forte e dedicado ao desporto. Bem-disposto e positivo, encontra sempre o lado bom das coisas. O maior defeito é que ferve em pouca água, acabando muitas vezes por se descontrolar e meter-se em lutas.

Virgínia Matos – Julie Sergeant

Chegou do Algarve ao Bairro das Almas quando tinha vinte anos. Veio com a irmã e com a esperança de uma vida melhor. É tão obcecada pelo mundo da televisão que faz castings para tudo o que é possível e é figurante sempre que pode.

Mónica Pereira – Andreia Dinis

É uma amiga de Bruna do salão de estética onde Bruna trabalhou. Aparece deprimida, frágil e em processo de divórcio. Apenas escassos sinais mostram que ela não é apenas o que parece, umas frases ditas mais baixo, uns telefonemas ao ex, uns comentários… Bruna tem pena dela, estende-lhe a mão e abriga-a em casa.

Julião Rocha – Adriano Luz

É um velho do Restelo. Se fosse por ele, o 25 de Abril nunca teria acontecido, os estrangeiros eram banidos, os homossexuais presos, os divórcios e o aborto proibidos e as mães solteiras obrigadas a casar. «No tempo do Salazar é que isto era bom».

Julião JR. – Miguel Bugalho

É filho incógnito de Julião. Vive nos subúrbios e, depois da morte da mãe, decide procurar o pai. Julião nunca soube da existência dele e é apanhado de surpresa.

Bruna Filipa Rocha de Mamede – Dânia Neto

É filha única de Julião, mimada até à demência pelo pai. É séria, forte e muito reactiva. É também a mulher da casa, quem organiza tudo. Manda no pai e também no marido, David. São os homens da sua vida, mas o pai nunca aceitou o genro e Bruna carrega esse desgosto que aumentará quando são obrigados a viver os três debaixo do mesmo tecto.

David Mamede – Rui Melo

É um homem sério, leva-se a sério e gosta que o mundo faça o mesmo. Inocente e esperto, mas com um português deplorável, principalmente nos usos dos tempos verbais.

António Sousa – Manuel Cavaco

Personifica a dignidade, os princípios e os valores morais. Sapateiro desde os 13 anos, alugou uma oficina de arranjo de calçado no bairro da Cruz das Almas.

Manuel Sousa – Tiago Aldeia

Trabalha nos correios e é filho de António. Tem por ele uma paixão, devoção e orgulho sem limites. Órfão de mãe, teve ainda assim uma infância feliz. Manuel pertence a uma franja da juventude que quer mudar o mundo.

©starsonline®

{igallery id=6421|cid=3925|pid=68|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here