Carla Chambel é uma das atrizes mais conhecidas e acarinhadas pelo público nacional, uma força da natureza como pessoa e como profissional.
A 30 de Novembro celebra 48 anos de uma vida definida pela generosidade, dedicação à sua arte e aos seus princípios. Com um notável percurso artístico que conta praticamente com 30 anos de existência, Carla demonstrou, desde cedo, paixão pelas artes, algo que foi cultivado ao longo da sua formação na Escola Superior de Teatro e Cinema.
Estreou-se na representação em 1995 com a peça “A Disputa”, encenada por João Perry, no Teatro da Trindade e desde então nunca deixou de trabalhar em teatro. Em 2023, assinou a sua primeira encenação com a peça “A Língua em Pedaços”, protagonizada por Luísa Ortigoso e Beto Coville, no Teatro do Bairro. Atualmente participa na peça “Os Rústicos”, de Carlo Goldoni e com encenação de José Peixoto, que está em cena nos Recreios da Amadora até ao próximo dia 3 de Dezembro.
Além do teatro, Carla tem um vasto currículo em cinema e televisão, destacando-se em várias produções memoráveis. Recentemente, participou na longa-metragem “O Céu em Queda”, que recebeu uma Menção Honrosa no Festival Caminhos do Cinema Português, e na peça “Florbela, Florbela!”, uma homenagem a Florbela Espanca.
Desde 2014, é Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, reafirmando o seu compromisso com a promoção da arte cinematográfica em Portugal. Ao longo da sua carreira, Carla Chambel tem sido aclamada pela versatilidade, profissionalismo e paixão que imprime em cada projeto.
Texto: Mário Lisboa Fotos: Paulo Fernandes/starsonline®