StarsOnline marca presença na cerimónia de abertura do LEFFEST’21

0

Festa da sétima arte em Lisboa

O mais reputado festival de cinema nacional está de volta e muitos foram os famosos que marcaram presença e desfilaram na passadeira vermelha do Teatro Tivoli BBVA. O diretor Paulo Branco anunciou as novidades e entregou prémio à família de Charlie Chaplin

Depois de uma paragem forçada motivada pelo surto pandémico, está de regresso aquele que é considerado como o mais importante certame nacional dedicado à sétima arte, o Lisbon & Sintra Film Festival (Leffest’21). Já na 15ª edição, a sessão de abertura aconteceu no Teatro Tivoli BBVA, numa cerimónia repleta com figuras conhecidas dos portugueses, como foram os casos dos atores Ricardo Pereira, Cláudia Vieira, Afonso Pimentel, Rui Unas, Maria João Bastos, Mariana Monteiro, Daniela Melchior, Sérgio Tréfaut, bem como os autarcas Carlos Moedas (Presidente da Câmara de Lisboa), Basílio Horta (Presidente da Câmara de Sintra), assim como a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, entre muitos outros.

“É um festival que me diz muito”

Ricardo Pereira é uma das presenças habituais no LEFFEST e explicou ao StarsOnline qual importância que tem este evento tem para si. “É um festival que me diz muito e ao qual estou intimamente ligado, pois já tive oportunidade de ser apresentador em diversas edições. Venho ao Leffest sempre que posso, porque é uma chance de poder ver obras que são importantes, mas passam fora do circuito tradicional do cinema.”  Por falar em cinema, o ator tem também novidades e confessa que está ansioso que o seu mais recente filme chegue às salas de cinema, conta: “Revolta é um filme de Tiago R. Santos e conta também com Teresa Tavares, Cristóvão Campos e Margarida Vila-Nova. As primeiras imagens serão exibidas no Festival de Cinema YMotion em Famalicão. A estreia estará para breve.

Homenagem a Charlie Chaplin

Momento alto desta cerimónia de abertura foi a atribuição do Prémio Especial do LEFFEST’21 à família Chaplin, pelo diretor do festival, Paulo Branco, em homenagem a essa lenda da sétima arte, Charlie Chaplin. O StarsOnline esteve com a família de Charlie Chaplin, e falou com a neta do lendário actor, Carmen Chaplin, que não escondia o seu contentamento. “Estou muito feliz por estar presente neste festival. Conheci Paulo Branco há alguns anos e tenho estado com ele em outros certames de cinema e é com todo o prazer que marcamos aqui presença. Iremos igualmente estar atentas às obras que aqui serão exibidas, principalmente porque a minha irmã, Dolores (Chaplin), integra o júri deste festival.”

Concerto de Emir Kusturica no encerramento

E como é principalmente de cinema que este festival é feito, o Teatro Tivoli BBVA teve a antestreia da mais recente obra de Wes Anderson, Crónicas de França do Liberty, Kansas Evening  Sun.

Mas até ao dia 21 de novembro muito acontecerá no LEFFEST, desde ciclos, masterclasses, exposições, debates, etc, bem como a presença vários convidados especiais como é o caso do reputado escritor J.M. Coetzee, a realizadora Maria Speth ou o irreverente cineasta, argumentista, ator e músico, Emir Kusturica, que dará um concerto no encerramento deste festival.

©starsonline®texto: Eduardo César Sobral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here