Antestreia da obra de Saramago “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, pela lente de João Botelho

0

O filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, que o realizador João Botelho adaptou a partir da obra de José Saramago, teve ontem a sua antestreia no Centro Cultural de Belém (CCB) e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e alguns elementos do seu governo.

Presente esteve também parte do elenco, como o ator brasileiro Chico Diaz, que interpreta o papel principal do heterónimo de Fernando Pessoa (Ricardo Reis), Victoria Guerra (Marcenda) e Catarina Wallenstein (Lídia). O filme passa-se em Lisboa, em 1936, ano em que o médico Ricardo Reis regressa do auto-exílio de mais de uma década no Brasil.

A adaptação do romance de Saramago faz parte de uma tendência do cinema de João Botelho nos últimos anos, assim explicada pelo realizador: “Nos últimos anos, com a idade, comecei a achar que filmar é um serviço público e deveria devolver isso à sociedade, por isso, comecei a pegar em textos importantes da literatura portuguesa. Foi o caso particular desta obra de Saramago pois denota-se muito atual e ganha uma nova urgência com o regresso do atual populismo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here