Será plágio a campanha de Ibrahimovic?

0

Correu mundo a imagem de Ibrahimovic de braços abertos, tronco nu completamente tatuado numa campanha em homenagem a quem passa fome. “Que ideia original!” Pensaram muitos… 

A campanha do World Food Programme, das Nações Unidas, em que Zlatan Ibrahimovic levanta a camisola e mostra ao mundo, durante alguns segundos, tatuagens que são efémeras e representam os nomes de Carmen, Mariko, Antoine, Sawsan, Chheuy, Lida, Siatta ou Rahma, num total de 50 pessoas com fome.

O projecto, baptizado «805 milhões de nomes», foi apresentado num filme a preto e branco, no qual a estrela do PSG deseja que os seus fãs apoiem «aqueles que sofrem de fome e que são os verdadeiros campeões». 

Contudo, e segundo a revista Marketeer, a ideia não é nova – e a original pode ter partido de uma campanha criada em Portugal, com assinatura da McCann.

Esta campanha tem várias semelhanças com uma criada por José Godinho Marques juntamente com Sara Soares e Maria Inês Leiria para a Amnistia Internacional Portugal. Uma campanha, realizada pelo Enrique Escamilla, que, recorde-se, venceu a categoria Act Responsible no Festival de Cannes no ano 2013.

A campanha lançada ontem, da autoria da agência Forsman & Bodenfors, surpreendeu o director criativo da McCann à altura, José Godinho Marques, actualmente à frente da agência criativa Human. À Marketeer, o criativo confessou que não acredita em coincidências: «É estranho para mim ver uma campanha que envolve tatuagens temporárias, tal e qual o protagonista do nosso filme.»

«Sou o maior fã da Forsman & Bodenfors, mas custa-me a acreditar que seja uma coincidência. Indigna-me porque [a campanha da McCann] foi uma campanha feita com muita luta e pouco dinheiro», diz. E acrescenta: «Custa-me chamar-lhe uma homenagem.»

 

Compare os dois filmes aqui e tire você mesmo as conclusões.

 

links do videos: http://youtu.be/BZ9Hf2WOnbE e http://youtu.be/NdG-JwWIz24

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here