Rita Ferro Rodrigues critica Teresa Guilherme

0
Rita Ferro Rodrigues. Evento: Apresentação da Festa do Cinema, Cinemas NOS UCI, El Corte Ingles, Lisboa, 9.05.2016
Rita Ferro Rodrigues. Evento: Apresentação da Festa do Cinema, Cinemas NOS UCI, El Corte Ingles, Lisboa, 9.05.2016

Ao regressar a Portugal depois de um curto período de férias, a apresentadora Rita Ferro Rodrigues publicou um comentário na plataforma Capazes ao se ter deparado com dois casos que focam o tema da violência sobre as mulheres: o que envolveu a TVI e o programa “Love on Top” e o da taróloga Carla Duarte.

“Num reality show de grande audiência, uma concorrente sofre de violência emocional e maus tratos perpetrados por um homem (?) perante todo um país. A mãe tenta tirá-la desta exposição degradante enquanto a apresentadora do programa [Teresa Guilherme] desencoraja a mãe e, em direto, desvaloriza o quadro de evidente violência, classificando-o perante milhares de telespectadores como sendo uma ‘situação normal’. Infelizmente, a apresentadora em causa tem razão: é uma situação terrivelmente normal no nosso País, o que não quer dizer que seja aceitável: não é. E não pode ser banalizada e desculpabilizada num programa de grande audiência”, escreveu Rita Ferro Rodrigues.

Quanto ao caso da taróloga da SIC que aconselhou uma vítima de violência doméstica a “mimar” ao marido, a apresentadora comentou que este foi um caso “muito debatido e viralizado, graças ao empenho de um grupo de Capazes que em Lisboa mostrava de forma combativa indignação pela forma irresponsável e revoltante como uma denúncia de violência doméstica continuada foi tratada num programa de televisão em direto, visto por milhares de pessoas.” Estes casos, exemplo da violência sobre o sexo feminino, “estão, infelizmente, longe de serem os únicos”. “A violência exercida sobre as mulheres é permanentemente desvalorizada, tratada com ignorância e preconceito machista por parte dos media em geral”, conclui Rita Ferro Rodrigues.

©starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here