Presidente Marcelo assiste ao filme que conta a história dos mortos esquecidos do dia 25 Abril

0

Foi no carismático Cinema São Jorge, em Lisboa, que ficou conhecida a história nunca antes contada do dia que mudou Portugal, com a antestreia de “Revolução (Sem) Sangue”.

A antestreia aconteceu no passado dia 10 de abril e contou com a presença dos atores, de toda a equipa de produção e de muitas caras conhecidas do panorama político e cultural nacional, entre elas, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O filme realizado por Rui Pedro Sousa traz, na comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, um outro lado da revolução dos cravos, onde conta com um elenco jovem e em ascensão, com nomes como Lucas Dutra, Rafael Paes, Luis Simões, Helena Caldeira, Diogo Fernandes, Luis Ganito ou Manuel Nabais, entre tantos outros.

Baseado em factos reais, “Revolução (Sem) Sangue” acompanha as vidas, sonhos e inquietações de quatro jovens nos últimos dias do regime ditatorial. Um golpe de Estado militar derrubou o Governo e a população foi aconselhada a permanecer em casa. No entanto, a ânsia pela liberdade levou-os, junto com a multidão, para as ruas. Com origens e motivações diferentes, o dia 25 de Abril de 1974 trouxe-lhes um destino comum. O dia que mudou o rumo do país ditou também o fim precoce das suas vidas. Esta é a história das suas vidas, uma história onde todos nos podemos rever um pouco na memória de cada um e confirmar que há uma raiz comum nas diferentes gerações.

As pessoas retratadas são Fernando Giesteira, João Arruda, Fernando Reis e José Barneto, que tinham entre 18 e 38 anos e que morreram alvejados pela PIDE/DGS, na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, sede daquela polícia política do Estado Novo.

A eles junta-se ainda António Lage, funcionário da PIDE/DGS, que foi baleado por um militar.

Veja na galeria acima quem passou pelo Cinema S.Jorge…

@Paulo Fernandes/starsonline®

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here