“Não Descartáveis” – A exposição que reinventa a arte através da sustentabilidade

0

A arte como manifesto e ferramenta de transformação social, onde nada nem ninguém se descarta, assim se apresenta a nova exposição de Ana MESQuita.

Única e inclusiva, Não Descartáveis traz ao histórico Edifício do Relógio, na Baía de Cascais, uma experiência artística partilhada com a comunidade. A exposição conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde, mostrando como é possível unir a arte à reciclagem de embalagens.

A exposição “Não Descartáveis” chega a Cascais para provocar reflexão e inspiração. Pensada e criada por Ana Mesquita – MESQ – Não Descartáveis é mais do que uma mostra de arte. Trata-se de um manifesto visual que utiliza materiais reutilizados e composições manuais para reafirmar a importância da sustentabilidade e da inclusão na sociedade contemporânea.

Para Ana MESQuita, “Do mesmo modo como a natureza produz flores e dá frutos, diariamente o mundo pulsa de energia criativa e a humanidade cria obras de arte.
Cada artista, fiel a si à sua constante curiosidade, com base no que intui do passado para o futuro, fornece a História de novas ilusões. Com isto defende-se das agruras que a sensibilidade deteta e transforma o medo em símbolos de coragem”.

Da ideia embrionária em 2019 à concretização da exposição agora em 2025, bem como o apoio da Câmara Municipal de Cascais, que gentilmente oferece o espaço histórico onde irá habitar por vários meses, a artista reabilitou o espaço e instalou um atelier, uma mini sala de cinema em tríptico e áreas de galeria onde está patente um conjunto de 25 obras, das quais consta uma instalação site-specific.

O projeto conta com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), e no processo criativo de anaMESQuita é clara a reutilização de materiais recicláveis, como embalagens de cartão e papel, bem como um delicado assemblement de pequenos objetos que remetem para o mundo animal, a banda-desenhada e a natureza.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here