Numa colaboração inédita com a Dior, Joana Vasconcelos criou uma instalação imersiva para o desfile da coleção Outono Inverno 2023-2024, apresentada ontem no Jardin des Tuileries em Paris.
VALKYRIE MISS DIOR é uma monumental escultura site-specific, têxtil e inteiramente feita à mão, com cerca de 24 metros de extensão por sete de altura e cujo peso supera a tonelada. Incorporando 20 tecidos da coleção, dialoga com as modelos e com o público, integrando uma forte componente coreográfica. Celebra o diálogo entre os corpos presentes, a roupa habitada e o espaço em questão. Entre a alta costura e as artes visuais.
«A moda é uma parte importante da minha vida. Para quem, como eu, começou a mostrar o seu trabalho nas Manobras de Maio de 1994, esta colaboração com a Dior é a concretização de um sonho.
Desenvolvi esta instalação não só para integrar os tecidos, mas também para preencher o espaço, interagindo com as modelos e o público. Criando uma relação tríplice entre a escultura monumental, os corpos humanos e a roupa habitada, quase como numa espécie de dança escultórica. Entre as artes plásticas e a alta costura.» JOANA VASCONCELOS
imagens do instagram de Joana Vasconcelos