Jean-Paul Belmondo, ator francês e símbolo da Nouvelle Vague, morreu aos 88 anos

0

Esta segunda-feira, dia 6 de setembro, o veterano ator Jean-Paul Belmondo, de 88 anos, morreu na sua casa em Paris.

A notícia da morte do ator foi dada pelo seu advogado à agência AFP. “Estava muito cansado. Partiu serenamente em sua casa…”, informou.

Ator da Nouvelle Vague, que se distinguiu com excelência com uma carreira de muitos anos e com quase 85 filmes, foi um dos atores mais populares dos anos 60 e e é considerado um dos homens que marcou o cinema europeu no último século.

Nascido em 1933 no subúrbio parisiense, hoje conhecido como os Altos do Sena, filho do escultor de origem italiana Paul Belmondo, Jean-Paul tornou-se uma das caras da nouvelle vague francesa em 1960, ao trazer à vida Michel, o criminoso obcecado por Humphrey Bogart de “O Acossado”, de Jean-Luc Godard, com quem faria também “Uma Mulher é uma Mulher” ou “Pedro, o Louco”, entre outros. Antes disso, tinha sido lutador de boxe amador.

Em 2016, ao anunciar um prémio pela sua carreira, o Festival de Veneza descreveu Jean-Paul Belmondo como um “ícone do cinema francês e internacional que soube interpretar como ninguém a inspiração da modernidade típica da ‘Nouvelle Vague’.

Em 2001 o ator sofreu um AVC e desde setembro de 2019, que recuperava de uma “queda feia”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here