Jacques Rodrigues, dono do grupo Impala, responsável pela publicação das revistas “Maria” ou “Nova Gente”, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ).
Jacques Rodrigues, 83 anos, patrão do grupo Impala e um dos mais antigos publisher de Media em Portugal, a par de Pinto Balsemão, foi detido esta manhã pela Polícia Judiciária, ao abrigo da operação “Última Edição”, avançou a CNN Portugal e a revista Visão. Também o filho do empresário, Jacques Gil Rodrigues foi detido, bem como um advogado e um revisor oficial de contas, suspeitos de terem auxiliado o plano do dono do Grupo Impala, que nos últimos anos sobreviveu a vários processos de insolvência.
A investigação partiu de uma queixa-crime apresentada por um ex-trabalhador da Impala. Há suspeitas de crimes de burla qualificada, corrupção passiva, corrupção ativa, insolvência dolosa agravada, falsificação e contrafação de documentos.
Ao que a investigação terá apurado, Jacques Rodrigues desviou património das empresas para a esfera da sua família, acumulando uma fraude na ordem de 100 milhões de euros, prejudicando, assim, os diversos credores da empresas do Grupo Impala, muito deles trabalhadores das revistas, fornecedores e o Estado. Só aos trabalhadores, terá ficado a dever mais de 38 milhões de euros.