A marca italiana partilhou a notícia histórica através da sua conta do Instagram
Estamos a viver um momento histórico e emblemático em todas os sectores das nossas vidas e, no caso concreto da moda, não poderia ser diferente. Depois de fashion weeks canceladas, desfiles online a acontecer e grandes empresas do retalho a declarar falência, chegou a vez da emblemática Gucci fazer um anúncio surpresa na passada semana, confirmando que não vai mais continuar a seguir o tradicional calendário da moda.
Ainda não se sabe se a marca vai deixar de apresentar as suas coleções, nos formatos tradicionais de desfiles, ou se criará o seu próprio (e, com certeza, criativo) formato, mas o que é certo é que a marca de Florença passará a fazer eventos com lançamentos de novas coleções apenas duas vezes por ano. Em comunicado, Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci desde janeiro de 2015, conta:
“Decidi construir um novo caminho longe de deadlines consolidados na indústria e distante dessa performance excessiva que hoje não faz mais sentido”, começa por dizer. “Vou abandonar o ritual desgastado das sazonalidades para recuperar uma nova cadência, mais próxima da minha maneira de me expressar”, disse num diário publicado no Instagram da Gucci.
“Vamos nos reunir apenas duas vezes por ano para partilhar os capítulos de uma nova história. Serão capítulos irregulares, impertinentes e profundamente livres. Serão escritos misturando as regras e os géneros. Alimentam-se de novos espaços, códigos linguísticos e plataformas de comunicação distintas”.
E continua: “Gostaria de abandonar todos os protocolos e regras que caracterizaram o nosso mundo até agora: pre-fall, primavera/verão, outono/inverno… Já me parecem palavras obsoletas e sem sentido. Rotulam o resultado de um discurso impessoal, cujo significado perdemos”.
Será que estamos em presença de uma revolução em todo o cenário da moda? A notícia da Gucci vem semanas depois da Yves Saint Laurent, uma das marcas mais simbólicas e tradicionais de França, confirmar que não estará na programação da Semana de Moda de Paris em 2020. Assim como a Gucci, também a marca francesa vai seguir o seu próprio ritmo criativo e de produção, cancelando a sua presença nas datas pré-estabelecidas do calendário de moda internacional.
Por sua vez, a Giorgio Armani também abandona o calendário da Alta Costura e o designer belga Dries Van Noten lidera uma iniciativa para promover uma desaceleração de todo o sistema da moda, revendo a necessidade das estações, os métodos de armazenamento dos stocks e as liquidações.
Definitivamente estamos em presença de um novo momento!