‘1917’, o filme de Sam Mendes brilhou na edição deste ano dos Globos de Ouro® ao vencer os prémios nas principais categorias para as quais estava nomeado: Melhor Realizador e Melhor Filme (drama). Com estreia a 23 de janeiro nos cinemas nacionais, o drama de Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial foi inspirado nas experiências do seu avô Alfred Hubert Mendes, a quem o realizador, com ascendência portuguesa por parte do pai, dedicou os prémios.
‘Gostaria de dedicar este prémio ao meu avô Albert Hubert Mendes que inspirou este filme. Ele alistou-se na Primeira Guerra Mundial. Tinha 17 anos. Espero que esteja a olhar cá para baixo, para nós. E espero fervorosamente que (a guerra) não volte a acontecer’, foram as palavras proferidas por Sam Mendes, durante o seu discurso na cerimónia que decorreu esta madrugada em Los Angeles, onde fez também, questão de defender a experiência tradicional do cinema, instigando o público a ver o filme no grande ecrã.
Este é o oitavo filme de Sam Mendes – realizador de ‘Beleza Americana’ (vencedor de 5 Óscar®) ‘Skyfall’ e ‘Revolutionary Road’, onde, de forma a acentuar o sentido de urgência e a transmitir a experiência dos personagens em tempo real, Mendes e o diretor de fotografia Roger Deakins recorrem a uma técnica que simula um único plano-sequência.
Em ‘1917’ George MacKay (‘Capitão Fantástico’) e Dean-Charles Chapman (‘A Guerra dos Tronos’) são os protagonistas e interpretam dois soldados de quem depende a vida de 1600 homens, que caminham para uma armadilha, encarregues de entregar uma mensagem a cancelar um ataque planeado para o dia seguinte. Um emocionante épico que revisita a tensão da Primeira Guerra Mundial e conta também no elenco com atores como Colin Firth (vencedor de um Óscar® em ‘O Discurso do Rei’), Benedict Cumberbatch (nomeado para um Óscar® em ‘O Jogo da Imitação’), Mark Strong (‘Kingsman: O Círculo Dourado’), Andrew Scott (‘007 Spectre’) ou Richard Madden (‘Bodyguard’), entre outros.