São conturbados estes tempos de incertezas provocados pela pandemia Covid-19 e que afecta o mundo inteiro. Começa, agora, a existir uma tomada de consciência que, de facto, este é um problema que toca a todos e que a sua resolução dependerá… de todos.
As redes sociais têm vindo a ser o veículo mais usado por inúmeras figuras públicas para passar, aos seus milhares de seguidores, algumas opiniões e recomendações sobre o momento que estamos todos a viver. Quer seja através de fotografias registadas por famosos em casa, como foi o desafio lançado pela página oficial da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, @saudepublica_pt, por testemunhos em vídeo ou por escrito, solicitados pelo Starsonline, a verdade é que ninguém está indiferente ao que se está a passar e todos estão empenhados em ajudar a ultrapassar este momento difícil.
Abaixo deixamos algumas mensagens recebidas e outros tantos vídeos que completamos com uma galeria de imagens acima referentes ao desafio proposto pela @saudepublica_pt.
Pedro Crispim:
Núria Madruga: “Tenho dito que parece que estamos num filme. Mas a verdade é que é a vida real. Estamos a lidar com algo que não conhecemos e só por aí é assustador. A única forma de ajudar, é resguardarmo-nos nas nossas casas e termos consciência que isto não é uma brincadeira. Não sejamos egoístas, temos de pensar em todos. Para que daqui a uns meses estejamos todos a dar um abraço, pelo que juntos conseguimos, viver SEM MEDO!“
Lúcia Garcia: “Temos todos que ter consciência do que se está a passar. Temo por todos, mas mais pelas atitudes de quem sai para a rua e sobretudo de quem nos governa. Para mim, e desde pequena ouvi, mais vale prevenir que remediar… e o governo está a remediar.”
Ricardo Pereira: “Estamos preocupados com todos e com o Mundo, e por isso mesmo cada um de nós tem de fazer a sua parte, é importante cumprir todas as recomendações porque a nossa preocupação individual é para um bem colectivo…”
Marta Melro: “Eu tenho a minha opinião, que dizendo a verdade também já foi mudando conforme os acontecimentos, e vocês? Estão realmente com medo? Não? As medidas tomadas parecem sensatas ou alarmistas?
Eu acredito em medidas preventivas mas também acredito que o histerismo toma proporções absurdas em algumas situações.”
João Cajuda: “Estou em casa há 7 dias, assim pretendo continuar, até quando for preciso! É o dever de cada um proteger os seus e o próximo. Só iremos ganhar esta batalha com a ajuda e cooperação de todos! Fica em casa! #EuFicoEmCasa #StayHome”
Rodrigo Paganelli:
Pimpinha Jardim: A @saudepublica_pt desafiou-me a dar o exemplo e a publicar uma das coisas que vou ficar a fazer em casa durante este tempo onde todos devemos dar o exemplo, ser preventivos e ficar em casa! Para além das tarefas do dia a dia e de aproveitar o tempo para estar com os meus filhos (principalmente agora que estou a dias de ter mais um) vou poder finalmente organizar a casa e fazer coisas que não tive tempo! Sempre quis fazer álbuns de fotografias sobre as viagens e os momentos importantes em família! Vou aproveitar estes dias em casa para organizar todas as fotografias e pôr em prática aquilo que estou para fazer há anos!!! Esta fotografia por exemplo foi tirada no dia do baptizado do Raul
Porque as fontes de informação credíveis são fundamentais nesta altura, a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública criou uma página de instagram e desafia-te a ti também a partilhar a melhor foto do teu cenário preferido do momento: a tua CASA! Sê criativo, mostra-me a tua atividade mais divertida, o teu hobbie preferido ou até a sesta dos teus filhos! Segue a página oficial @saudepublica_pt e vamos trabalhar em equipa para ultrapassar este momento! O que andam vocês a fazer? Já agora, ideias de sites online para fazer os álbuns o que me sugerem?
#euficoemcasa #stayhome #portugal #DGS #WHO #ANMSP #COVID19 #COVID19PT
Catarina Furtado: Nesta altura há frases que oiço e que considero importantes de serem repetidas e há reflexões minhas que preciso de partilhar: quem se arma em Chico Esperto e pensa que o vírus é uma invenção humana para dar cabo da economia (tenho recebido mensagens de quem tem ouvido isto !!) é burro e egoísta! As pessoas podem ( a muito custo, bem sei) salvar a economia, mas a economia não nos pode salvar se não cumprirmos as regras que combatem a propagação!
E temos de ter a humildade e aprender com o drama vivido pelos chineses e que agora está a abrandar a olhos vistos! Também é urgente que os exemplos de solidariedade que estão a surgir um pouco por todo o país, se multipliquem! Dar é ficar com mais!!! Não se esqueçam nunca disto! Podemos e devemos usar o nosso tempo para o tornar útil também à comunidade! Puxemos pela cabeça, acionando a criatividade e a empatia. Cuidemos dos nossos idosos como gostaríamos que cuidassem de nós um dia! E nunca se esqueçam de quem todos os dias nada tem para comer, de quem todos os dias dorme na rua, de quem todos dias pensa numa resposta digna para a sua condição de requerente de asilo ou refugiado! Nestes momentos era bom pensarmos que esta é uma oportunidade para também tratarmos os maiores defeitos da humanidade: a ganância, a inveja, a apatia, a indiferença! O aparecimento do Covid19 é para levar a sério! É muito mais grave do que imaginamos!!! #ANMSP #DGS #fiquemcasa #corona #corona19 #coronavirus #serviçopúblico #stayathome #euficoemcasa @sns_pt
Jessica Athayde: Vamos ser práticos, temos de ficar em casa e temos de nos distrair e não nos entregar ao stress e pânico que nos rodeia .
Aqui em casa decidi ver as notícias de manhã e à noite, o resto do dia será música e poderia também ser babytv se funcionasse ( deixou de dar não sei porque ) catástrofe naquela horazinha chata do oli que me dá tempo de fazer a sopa, mas tudo se faz… Brinca-se muito, cozinha-se, faz – se aulas on-line de yoga e lava -se as mãos 17255373828 x por dia.
Quero as vossas sugestões please
Receitas sem desperdícios
Filmes e séries
Jogos ou formas de brincar e distrair os vossos pequenos
Aulas on-line de tudo e mais alguma coisa
Livros que estejam a ler
Páginas giras para seguir
Vamos partilhar o que andamos a fazer ?
Deixa aqui nos comentários
Já agora viram o meu directo do o Dr. Ricardo Mexia ? Está disponível nas minhas stories e sigam a página @saudepublica_pt para evitar fake news
Joana Seixas: Estamos por casa (apenas com saídas estritamente necessárias) em arrumações, desarrumações, brincadeiras, pinturas, desenhos a ver filmes e a ler livros! TEMOS O DEVER DE FICAR EM CASA PARA NOS PROTEGER, PROTEGER QUEM ESTÁ MAIS VULNERÁVEL E QUEM NÃO PODE FICAR EM CASA PORQUE ESTÁ A PROTEGER-NOS; NOS HOSPITAIS, NAS RUAS E NAS INSTITUIÇÕES QUE NÃO PODEM DEIXAR DE FUNCIONAR. Por isso nesta fase o mais importante é partilhar informações de fontes credíveis como a Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública que criou uma página de instagram e desafia-te a partilhar a melhor foto do nosso cenário preferido do momento: a tua CASA! Sê criativo, mostra a tua atividade mais divertida, o teu hobbie preferido ou até a sesta dos teus filhos! Segue a página oficial @saudepublica_pt e vamos trabalhar em equipa para ultrapassar este momento