Ontem o Espelho de Água em Lisboa, foi o local escolhido para a apresentação do novo projecto da RTP, “Pôr do Sol”, uma mini novela que pretende satirizar as novelas, brincando mas nunca denegrindo.
Com Diogo Amaral e Gabriela Barros como protagonistas, a trama vive à volta da familia Bourbon de Linhaça onde Matilde Bourbon de Linhaça vive na ilusão de encontrar um amor para a vida toda. Filha da lezíria, menina que cresceu a ver os cavalos do seu pai Eduardo serem campeões, é em Lourenço, seu amigo de infância e filho de António, o empregado que a viu nascer, que Matilde encontra o amor. Juntos vão viver um amor impossível na Herdade do Pôr do Sol.
Mas nem tudo são rosas e um velho segredo pode deitar tudo a perder. Matilde desconhece que sua mãe, Madalena , se envolveu no passado com António e que, algures perdida, há uma irmã gémea, que carrega o legado da sua família, do seu sangue.
A sua gémea é Filipa Martins, uma empresária sem escrúpulos, gestora de uma das mais conceituadas revistas de moda, a revista BLAZE, onde trabalham Raúl Pimenta, fotógrafo de dia, mas hacker a partir das sete da tarde, e Carla Pinto, mulher de pouca sorte, mas rica em generosidade, sonhos e receitas de bolo mármore. Filipa irá juntar-se a Simão Bourbon de Linhaça, o tio calculista, oportunista e ex-cientista que tem um plano para arrasar a vida do seu irmão Eduardo. O chão arde por onde anda esta dupla.
Paixão, intriga, traição, risos, lágrimas, sonhos e vitórias… falta alguma coisa? PÔR DO SOL é ver para crer!
Para Manuel Pureza, um dos autores e o realizador desta mini trama: “A novela é um terreno francamente fértil para uma sátira que jogue com todos os seus pressupostos de narrativa e de estética, e é precisamente nessa lógica que surge PÔR DO SOL.
Aqui vamos explorar o lado do exagero, do cliché levado ao extremo, sem nunca perder o código da novela, ou seja, haverá sempre, em qualquer dos cenários de PÔR DO SOL, a forte hipótese de ser só uma novela e para isso contamos com alguns ingredientes que não podem faltar: uma família rica com terras e cavalos, uma gémea boa e uma gémea má, uma família popular, uma banda jovem e ainda uma revista de moda.
Em PÔR DO SOL reunimos atores reconhecidos da novela nacional e, em termos estéticos, apresentamos um projeto equiparável às melhores e mais modernas produções do género.
Se uma novela pede drama, o PÔR DO SOL oferece o dobro. Se a novela pede paixão, PÔR DO SOL oferece o triplo. Se a novela pede intriga, traição, perseguições, tiroteios, riso, lágrimas, sonhos e vitórias, PÔR DO SOL oferece tudo isso em quadruplo, carregado de sentimento e intensidade“.
©starsonline®