O criador e apresentador do programa musical da TV americana Soul Train, Don Cornelius de 75 anos foi encontrado morto pela polícia, esta quarta-feira, na sua casa em Los Angeles. Os vizinhos chamaram a polícia após ouvir o barulho do disparo de um revólver por volta das 4h da manhã. Os polícias sustentam a hipótese de suicídio. As informações são do New York Times.
“Estou profundamente chocado e triste com a morte repentina do meu amigo, colega e companheiro de trabalho Don Cornelius. Ele era um visionário e um gigante nos negócios. Antes da MTV, houve a era do Soul Train, que vai ser o grande legado do Don Cornelius. A sua contribuição para a televisão, música e a nossa cultura nunca vai ser alcançada”, lamentou o produtor musical Quincy Jones.
Soul Train estreou em 1970, em Chicago, no canal local WCIU-TV, e foi exibido em todo território americano entre 1971 e 2006. Foi neste programa que nomes como Aretha Franklin, Marvin Gaye, Barry White e outros ícones da música negra americana passaram a ser conhecidos pelo grande público. Com ele, Cornelius também ajudou a propagar o R&B, o soul e, mais tarde, o hip-hop como estilos de dança. Foi um programa pioneiro por trazer os negros para o papel de protagonistas na TV dos EUA.
© pt-starsonline
Veja a Galeria de Imagens
(clique numa imagem para ampliar)
{gallery}Noticias/don{/gallery}