Catarina Furtado marcou presença no 1º Atelier Nespresso realizado em Portugal, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. A apresentadora identificou-se com o projeto de sustentabilidade da marca The Positive Cup, o qual já tinha descoberto em fevereiro deste ano, e aceitou o convite para embarcar em mais uma viagem ao mundo do café neste Atelier.
O ponto de partida para a viagem ao mundo do café é na origem e foi aqui que a atriz teve oportunidade de reviver a sua veia jornalística onde teve a missão de entrevistar Ciro Pereira, um dos mais de 63.000 agricultores que trabalham em parceria com a Nespresso no Programa Nespresso AAA para Qualidade SustentávelTM.
“O convite para participar nesta viagem e entrevistar um dos protagonistas deste programa de sustentabilidade deixou-me muito honrada, porque ficámos a saber mais sobre o projeto que pretende deixar a sua marca positiva no mundo, quer a nível social, quer ambiental, e isto tem tudo que ver com o meu trabalho”, afirma a Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).
Apenas 2% do café produzido no mundo cumpre os padrões de excelência da Nespresso. Por isso, Nespresso AAA para a Qualidade SustentávelTM é um projeto criado em 2003 que assenta no acompanhamento direto aos agricultores, incentivando-os a produzir café de elevada qualidade, através da adoção de práticas agrícolas, sociais e ambientais sustentáveis, que os levam assim a melhorar a sua produtividade e rentabilidade.
É com a ajuda deste programa que a Nespresso pretende atingir um dos compromissos assumidos na estratégia de sustentabilidade da marca The Positive Cup, nomeadamente que 100% do café utilizado na gama permanente seja obtido de forma sustentável.
Catarina Furtado teve ainda a oportunidade de reencontrar o Chefe Kiko Martins, que foi o autor da experiência gastronómica que encerrou esta viagem pelo mundo do café. Recorde-se que Catarina Furtado e Kiko Martins apresentaram o programa de televisão Cook Off – Duelo de Sabores.